A FORMAÇÃO INTEGRADA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
O artigo aborda a formação inicial integrada para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia após a implementação das DCNCP. Procura desvelar contradições existentes em ofertar fundamentos teórico-metodológicos para formar professores aptos a atuar em etapas da educação tão próximas e tão distantes, no mesmo curso. Fundamenta-se em uma abordagem crítico-dialética, coadunada à pesquisa bibliográfica, análise de documentos e dados de questionários. Explicita o processo de constituição da formação docente para EI e AIEF, considerando as DCNCP, as quais ampliaram o campo de atuação profissional. Evidencia duas categorias empíricas: “desenvolvimento infantil” e “conteúdo” revelando que os sujeitos da pesquisa pensam em diferentes processos formativos e componentes curriculares para cada etapa da educação, além de desvelar lacunas referentes às especificidades formativas do profissional destinado às mesmas. Por fim, elucida a contradição entre uma formação integrada voltada a uma concepção de criança e organização escolar fragmentadas.
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