A FORMAÇÃO INTEGRADA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavras-chave: Formação de professores. Educação Infantil. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Curso de Pedagogia

Resumo

O artigo aborda a formação inicial integrada para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia após a implementação das DCNCP. Procura desvelar contradições existentes em ofertar fundamentos teórico-metodológicos para formar professores aptos a atuar em etapas da educação tão próximas e tão distantes, no mesmo curso. Fundamenta-se em uma abordagem crítico-dialética, coadunada à pesquisa bibliográfica, análise de documentos e dados de questionários. Explicita o processo de constituição da formação docente para EI e AIEF, considerando as DCNCP, as quais ampliaram o campo de atuação profissional. Evidencia duas categorias empíricas: “desenvolvimento infantil” e “conteúdo” revelando que os sujeitos da pesquisa pensam em diferentes processos formativos e componentes curriculares para cada etapa da educação, além de desvelar lacunas referentes às especificidades formativas do profissional destinado às mesmas. Por fim, elucida a contradição entre uma formação integrada voltada a uma concepção de criança e organização escolar fragmentadas.

Biografia do Autor

Juliane Cristina Klochinski, UNIOESTE

Mestre em Educação pelo PPGE da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Francisco Beltrão.

Ângela Maria Silveira Portelinha, UNIOESTE

Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do PPGE da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Francisco Beltrão.

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Publicado
2021-04-29