QUEM MATOU O BARÃO HENRIQUE SOBRAL? A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA POLICIAL NA TELENOVELA DE GILBERTO BRAGA
Resumo
Este presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a estratégia de criação da narrativa policial na telenovela Força de um Desejo (Globo, 1999) de autoria de Gilberto Braga e Alcides Nogueira com direção geral de Mauro Mendonça Filho. Percebe-se que diversas telenovelas utilizam a estratégia da pergunta “quem matou?” gerando curiosidade e audiência, porém, em sua maioria, a resposta frustra o público por revelar o nome do suspeito mais óbvio, ou de alguém que jamais poderia ser suspeito na visão do espectador. A telenovela Força de um Desejo, no entanto, destacava-se nesse cenário pelo cuidado na construção e resolução desse mistério, que possuía implicações desde o início da trama e por isso, foi objeto de investigação. Foram definidos conceitos de construção de uma telenovela e de narrativas policiais, analisando a trajetória do roteirista / autor Gilberto Braga e suas oito tramas de assassinato que geraram um mistério só revelado no último capítulo, para enfim, debruçar-se sobre a telenovela Força de um Desejo, com uma análise interna detalhada para comprovar a eficácia de sua construção. Levando-se em conta o repertório de telenovelas com esta temática, e analisando em detalhes a trama de Força de um Desejo, foi possível demonstrar o quão bem feito foi esse processo.
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