JAZZÍSTICA CIDADE DOS HOMENS
Resumo
Nos últimos dias do ano 2000, apareceram pela primeira vez na televisão brasileira os personagens Acerola e Laranjinha. Palace II, a história que revelou os dois personagens para o telespectador brasileiro, foi ao ar na tela da Globo no dia 28 de dezembro. Muitos dos elementos que estruturam a história contada no Palace II fundamentam também as tramas desenvolvidas ao longo de quatro temporadas da série Cidade dos Homens, exibida pela emissora de 2002 a 2005. Este artigo propõe-se a investigar alguns mecanismos através dos quais, na Cidade dos Homens, faz-se notável a conciliação entre a presença constante de um reconhecível padrão estético e as particulares marcas autorais deixadas pelo(a)s diferentes profissionais que se revezam na direção e escrita do roteiro dos episódios.
Referências
ROCHA, Simone Maria. Debate público e identidades coletivas: a representação de moradores de favela na produção cultural da televisão brasileira. InTexto, v. 14, p. 4, 2006.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).