NARRATIVAS SEM FIM? A SERIALIZAÇÃO EM DESPERATE HOUSEWIVES

  • Thaiane Machado Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Narrativa seriada, Desperate Housewives, Serialização

Resumo

Este artigo trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre o fenômeno de serialização nas narrativas seriadas televisivas. A partir da construção de um repertório de produtos audiovisuais, percebeu-se uma tendência dos seriados norte-americanos em utilizar certas estratégias e elementos de organização narrativa que estendiam o período de exibição das séries e, também, fragmentavam a narrativa de modo a criar maior dependência entre os episódios e, muitas vezes, entre as temporadas. Tais estratégias de serialização foram investigadas na série Desperate Housewives (EUA/ABC, 2004), considerada no início dos anos 2000, por críticos e estudiosos, dentro do universo das séries contemporâneas, como um produto que retomou a ideia de continuidade, utilizando recursos e modos narrativos antes encontrados em produtos ficcionais como soap opera e telenovelas. Este artigo não pretende apontar o fenômeno de serialização como algo próprio das narrativas oferecidas na atualidade, mas verificar a sua recorrência e modo de organização dentro da composição narrativa da série em questão.

Biografia do Autor

Thaiane Machado, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Previsão de Tendências e Comportamento do Consumidor pelo IESB/Brasília. Integra o grupo de pesquisa A-Tevê – Laboratório de Análise de Teleficção do Poscom/UFBA e do Obitel Brasil – Observatório Íbero-Americano de Ficção Televisiva. É professora na Universidade Salvador (Unifacs). 

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Publicado
2020-12-22