O PENSAMENTO LIMINAR E A EPISTEMOLOGIA DA SUBALTERNIDADE: VINCULAÇÃO ENTRE DECOLONIALIDADE E COLONIALIDADE/MODERNIDADE
Resumo
O pensamento liminar, que emerge do reconhecimento de que as diferenças culturais entre colonizadores e (pós)colonizados foram transformadas em valores e hierarquias a partir de classificações produzidas pela epistemologia colonial/moderna, produziu a subalternidade como uma categoria epistemológica. Por meio dela, tornou-se possível vincular decolonialidade à colonialidade/modernidade. A primeira, entendida como a de(s)colonização do poder, do saber e do ser, entre outras, das sociedades que foram colonizadas; colonialidade/modernidade, como as ideologias do sistema-mundo colonial/moderno/capitalista, que da América expandiu-se por todo planeta. Neste estudo, discute-se sobre a centralidade da subalternidade enquanto proposição para a realização do giro decolonial; como a de(s)colonialidade vem sendo construída como possibilidade de descolonização ampla; e como a decolonialidade é instrumento teórico para desconstruir as hegemonias da colonialidade e da modernidade; defende-se ainda a tese de que a subalternidade, na perspectiva do pensamento liminar, efetiva a pluriversalidade como projeto global.
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