PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE COCO NUCIFERA PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS (ÓLEO, AÇÚCAR, LEITE, FARINHA E MANTEIGA)

Palavras-chave: Coco Nucifera. Alimentos. Inovação.

Resumo

A fruta chamada coco-da-baía, nome científico Cocos nucifera, atualmente tem todo o seu potencial na exploração de água, amêndoa e casca, possui considerável aplicação em diversos ramos de atividades como farmacêutica, têxtil, biocombustíveis e alimentos, tendo aumentado nos últimos dez anos, com a inserção de pelo menos quatro produtos: óleo de coco na cocção, farinha de coco, leite de coco, açúcar de coco e manteiga de coco na dieta humana. Foram utilizadas buscas orbitais nas quais 99 famílias de patentes foram encontradas na primeira busca e 9 no segundo termo restritivo, mostrando a dominância do uso de óleo de coco em diversas áreas e reduzido número de patentes para açúcar, farinha, leite e manteiga de coco Nucifera na base do INPI Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. Observa se inserção de novas tecnologias para o uso de frutos de coco como um todo e até mesmo parte da palmeira.

Biografia do Autor

Fabiana Arcanja dos Santos, UFBA

Bibliotecária/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano- IFBAIANO. Graduada em biblioteconomia e documentação, pela Universidade Federal da Bahia / Bacharel em fisioterapia pela Faculdade social da Bahia, /Licenciada em cursos técnicos e tecnológicos pelo Instituto Federal de Ciência e tecnologia da Bahia- IFBA, / Especialista em docência do ensino superior. / mestranda concluinte em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação pela Universidade Federal da Bahia. 

Referências

ABREU, Fernando; PINTO Antonio. Aproveitamento Industrial do Coco-da-Baía Maduro. Disponível em
CACERES, Adriano. óleo de coco e da manteiga de coco, saúde e obesidade. Disponível em
GONZALEZ, W.A, Biodiesel e óleo vegetal in natura. Brasília: Ministério de Minas e Energia, Gurupá – Pará. 2008, Relatório de Visita Técnica. 

LEGNAIOLI, Stella. Açúcar de coco: mocinho ou mais do mesmo? Disponível em
LOPES, Gerson Luiz. Laboratório de Manejo Florestal. Disponível em Acesso em: 15 de ago 2019.

MAIA et al Juliana Dias. Estudo da aceitabilidade do pão de forma enriquecido com farinha de resíduo da polpa de coco. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v.17, n.1, p.1-9, 2015 1 ISSN 1517-8595 Universidade Federal de Sergipe. Disponível em < http://www.deag.ufcg.edu.br/rbpa/rev171/Art1711.pdf> Acesso em: 03 de out 2019.

OLIVEIRA,  Andréa. Coqueiro anão - fatores essenciais para o sucesso da cultura. Disponível em < https://www.cpt.com.br/cursos-cultivodecoco-agricultura/artigos/coqueiro-anao-fatores-essenciais-para-o-sucesso-da-cultura> Acesso em: 03 de out 2019.

PIMENTEL, Juliano. Açúcar de coco, saudável ou prejudicial Disponível em
LOIOLA, Carina Mendes. Comportamento de cultivares de coqueiro. 2009. Disponível em
SANTOS, R.D. et al. I Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular.Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2013, vol.100, n.1, suppl.3 [cited  2019-08-16], pp.1-40. Disponivel em . ISSN 0066-782X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2013000900001. Acesso em: 03 mar 2020

SILVEIRA, Jeniffer Cristina. Levantamento e análise de métodos de extração de óleos essenciais. Disponível em
SOUZA, Monica. Leite de coco e farinha de coco. Disponível em <

https://www.cozinhaconsciente.com.br/leite-de-coco-e-farinha-de-coco/> Acesso em: 15 de jun 2020.
Publicado
2021-10-14