UTILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NA MODALIDADE EJA

Palavras-chave: Óleos Essenciais. Sentidos. Ensino de Química.

Resumo

Buscamos através dessa atividade experimental, discutir conceitos básicos da matéria: se a mesma ocupa lugar no espaço; como ocorre a propagação dos cheiros; e a importância da Química nesse fenômeno. Este trabalho foi realizado com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio, de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. A temática utilizada foi a dos óleos essenciais e os sentidos. No final da atividade experimental deu-se ênfase para a importância de concretizar o que para o aluno é abstrato. Observou-se também, que os educandos tiveram um maior conhecimento do conceito de matéria, sua propagação e relação com os sentidos.

Biografia do Autor

Juliana Schmatz Bitencurt, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrado no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. 

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015). Doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996). Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria e possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq. Foi apontada em 2020, pela plataforma Open Box da Ciência http://www.openciencia.com.br/), como sendo uma das 50 pesquisadoras protagonistas da Ciência no país. 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos