UTILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NA MODALIDADE EJA
Resumo
Buscamos através dessa atividade experimental, discutir conceitos básicos da matéria: se a mesma ocupa lugar no espaço; como ocorre a propagação dos cheiros; e a importância da Química nesse fenômeno. Este trabalho foi realizado com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio, de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. A temática utilizada foi a dos óleos essenciais e os sentidos. No final da atividade experimental deu-se ênfase para a importância de concretizar o que para o aluno é abstrato. Observou-se também, que os educandos tiveram um maior conhecimento do conceito de matéria, sua propagação e relação com os sentidos.
Referências
AMABIS, J. M., MARTHO, G.R., Fundamentos da biologia moderna - 2ed. rev.- São Paulo, Moderna, 1997.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Data de acesso: 03/03/2020.
BRASIL. Lei n.9.394, 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF. 1996 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
Acesso em: 15 maio, 2019.
BRASIL. Lei n.13.005, 25 de junho de 2014. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF. 2014 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm Acesso em: 15 de maio, 2019.
COSENZA,R.M., GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende – Porto Alegre: Artmed, 2011.
FELIPE, L.O e BICAS,J.L. Terpenos, aromas e a química dos compostos naturais. Química Nova na Escola, Vol. 39, N°2, p.120-130, MAIO, 2017.
GUIMARÃES, C.C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, Vol. 31, N°3, AGOSTO, 2009.
MOREIRA, M. A. M. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 2011.
PAULA, C. R., OLIVEIRA, M.C., Educação de Jovens e Adultos: a educação ao longo da vida – Curitiba: Ibpex, 2011.
POZO,J.I.; CRESPO,M.A.G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Referencial Curricular Gaúcho - Ciência da Natureza. Disponível em: http://portal.educacao.rs.gov.br/Portals/1/Files/1530.pdf Data de acesso: 08/03/2019.
SILVA, V.A.; BENITE, A.M.C e SOARES, M.H.F.B. Algo Aqui Não Cheira Bem...A Química do Mau Cheiro. Química Nova na Escola, Vol.33, N°1, FEVEREIRA, 2011.
VIDAL,R.M.B e MELO, R.C. A Química dos Sentidos – Uma Proposta Metodológica. Química Nova na Escola, vol. 35, N°1, p. 182-188, AGOSTO,2013.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).