TUDO PARTE DA ARTE: “HÁ ARTE EM TODA PARTE”
Resumo
Este artigo foi elaborado com a finalidade de provocar a reflexão dos profissionais da educação, quanto a importância da educação estética e poética no ensino de Arte. Abordamos os benefícios no ensino da disciplina e enfatizamos a importância do envolvimento do professor na prática docente, e no fruir artístico dos educandos, também em ambiente remoto. O texto proporciona apontamentos em relação ao ensino da arte, a educação pela perspectiva da sensibilidade, um universo de alternativas do educar pelo olhar da reflexão, das emoções e da criatividade. Objetivou-se apresentar novas possibilidades no desenvolvimento de suas competências e habilidades na formação estética. Para tal, este artigo foi desenvolvido com base em uma revisão bibliográfica e pretende colaborar para reflexão acerca do ensino da arte e sua colaboração para o aprendizado e formação plena do estudante.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 02 set. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, v. 6. 1997.
BAITELLO, N. A era da iconofagia. São Paulo: Paulus, 2014.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
COSCARELLI, Carla.; MARTINS, Diana; BICALHO, Carolina N. Comunicação: Redigir: uma experiência de ensino a distância. Anais do VI CBLA - Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, Faculdade de Letras da UFMG, CD Rom, 2002.
COSCARELLI, Carla. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, mar./abr., 1998, p. 36-45.
DUCHAMP, Marcel. “O ato criador”. In: BATTOCK, Gregory. A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 2004.
FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Artes
Médicas. Porto Alegre, 1994.
GARDNER, Howard. As artes e o desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MARTINS, Maura Oliveira. A cegueira universal em um mundo tomado pelas imagens. Observatório da Imprensa. ed. 920. 13 de setembro de 2016. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/cegueira-universal-em-um-mundo-tomado-pelas-imagens/. Acesso em: 07 set. 2020.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sobre a doença. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus (COVID-19). Brasília: Ministério da Saúde, [2020]. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid. Acesso em: 23 jun. 2020.
OLIVEIRA, Sayonara Amaral de. Sobre vivências poéticas no campo da mídia digital. Estud. Lit. Bras. Contemp., Brasília , n. 47, p. 49-70, junho 2016 . Disponível em:
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2005.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara,
1987.
SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2007.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura. 2 ed. São Paulo: Ática, 2004.
VYGOTSKY, L. S. La imaginación y el arte en la infancia. 6ª ed. Madri: Akal, 2006
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).