AMBIÊNCIA ESCOLAR E SAÚDE EMOCIONAL DOCENTE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO NOROESTE/RS

Palavras-chave: Docência. Educação. Ensino Médio. Saúde emocional. Escola pública.

Resumo

Objetiva-se pesquisar sobre a saúde docente e a ambiência escolar no contexto da rede pública estadual, a nível de Ensino Médio, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, a partir do sentimento de valorização do trabalho docente perante o governo, sociedade, alunos, colegas de profissão e chefia da escola. Participaram do estudo, professores que lecionam na referida região e nível de ensino. A participação dos professores foi por meio de preenchimento de questionário, enviado eletronicamente, cujos dados foram analisados pelo viés da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que o sentimento de maior valorização ocorre perante os pares/colegas de profissão e a chefia; e maior desvalorização é percebida perante o governo. Ressalta-se que o referido cenário precisa ser compreendido dentro do momento histórico pelo qual o Estado e o País estão passando e frente ao contexto que tem exigido dos profissionais uma postura de reinvenção e resistência.

Biografia do Autor

Margaret Mocelini, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). 

Jordana Wruck Timm, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação (PUCRS). Bolsista de pesquisa pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES/MEC e Professora colaboradora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (URI/FW). 

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Publicado
2021-08-10