ESCOLA INDÍGENA: AVANÇOS E DESAFIOS NO CENÁRIO NACIONAL

  • Sandra Rodrigues da Silva Milhomem Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Educação. Escola Indígena. Bilíngue. Intercultural.

Resumo

O artigo aqui apresentado, aborda questões relacionadas aos avanços e desafios da educação escolar indígena no país. Nesse sentido foi realizado estudos de alguns dos instrumentos legais que legitimam, respaldam e garantem uma educação diferenciada, bilingue e intercultural para os povos indígenas brasileiros. Dentre eles referenciamos aqui: a Constituição da República Federativa do Brasil- CF de 1988; a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – LDB Nº 9394/96; Referencial Curricular Nacional para a Educação Indígena; e, Parecer do Conselho Nacional de Educação de nº 14/99 de 1999. Da mesma forma, referenciamos pesquisadores indígenas e não indígenas que realizaram estudos em comunidades tradicionais sobre cultura, construção da identidade dos indígenas, com foco na educação escolar especialmente sobre projeto político pedagógico e currículo numa perspectiva bilíngue e intercultural.

Biografia do Autor

Sandra Rodrigues da Silva Milhomem, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins. Professora da Educação Básica da SEDUC - TO, pedagoga/orientadora educacional do IFTO.

Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação, professora da UFT e do programa PPGcult e orientadora do estudo.

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Publicado
2020-11-30