FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE INICIAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Metodologia. Contextualização.

Resumo

Este trabalho traz ponderações a respeito das feiras de ciências no contexto da educação básica como iniciativa de iniciação científica e incentivo a apropriação da educação científica no ensino básico por meio dos eventos tipo feira. Consiste em uma análise de uma feira de ciências ocorrida em uma escola pública no interior do norte do estado do Tocantins no ano de 2019. Tem como o objetivo apresentar o planejamento e execução de uma feira de ciências com alunos do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa amparada pelos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa participante, pois os pesquisadores participaram ativamente do processo interagindo com o objeto de pesquisa de forma direta. Assim, evidenciamos nesta pesquisa como ocorre o planejamento e execução de uma feira de ciências, além de evidenciar contribuições conduzida por esse evento na contextualização do processo de ensino de ciência na educação básica.

Biografia do Autor

Nilciane Pinto Ribeiro de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/ SEDUC-TO

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Tocantins. Professora da Educação Básica (SEDUC-TO).

Leonardo Cipriano Nogueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/ SEDUC-TO

[1] Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Tocantins. Professor da Educação Básica (SEDUC-TO).

Gecilane Ferreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Tocantins.

Rodney Haulien Oliveira Viana, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Botânica. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado
2020-11-30