ESTRATÉGIAS DOCENTES NA TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO

Palavras-chave: Ensino Superior. Ensino Remoto. Estratégias de Ensinagem. Pandemia.

Resumo

Este estudo buscou analisar as estratégias de ensinagem dos docentes na transição do ensino presencial para o remoto em uma instituição de ensino superior (IES) do estado do Tocantins. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, descritiva e aplicada. O presente estudo foi realizado com docentes dos cursos de saúde de uma IES privada, com uma população composta por 8 docentes. Entre os resultados podemos destacar que os docentes não receberam capacitação/treinamento adequado para atuação no ensino remoto. Ao serem analisadas as estratégias de ensino adotadas pelos docentes no ensino remoto, notou-se que parte deles não utilizam táticas de ensinagem, como o uso de métodos alternativos: slides, vídeos e videoconferência. Porém, alguns docentes relataram o uso de metodologias ativas como aulas expositivas e dialogadas, sala de aula invertida. A falta de estratégias de Ensinagem por uma parte dos docentes pode ter relação com a falha na capacitação ou treinamento por meio da IES. Consideramos a necessidade de uma futura evolução da pesquisa, pode-se trazer uma abordagem ao aluno ou docente sobre a efetividade do uso de estratégias de ensinagem no sistema remoto ou a busca da qualidade do ensino no sistema remoto em tempo de pandemia.

Biografia do Autor

Ana Paula Machado Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde - UFT, Faculdade ITOP. 

Bárbara Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde - UFT. 

Martin Dharlle Oliveira Santana, UNITINS

Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde - UFT, Faculdade ITOP. 

Ruhena Kelber Abrão Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde – FURG. Universidade Federal do Tocantins – UFT. 

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Publicado
2021-08-26