A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS CONSELHOS PROFISSIONAIS NO BRASIL

Palavras-chave: Educação a Distância. Saúde. Conselhos Profissionais. E-learning.

Resumo

Na área da saúde, a utilização do e-learning e seus efeitos na aprendizagem já foram bem debatidos pela literatura, porém sua análise, em especial na educação à distância (EaD), depende do contexto institucional, político, cultural e social em que é aplicado. No Brasil, os conselhos profissionais fazem parte desse contexto. A partir desse cenário, o artigo objetiva apresentar a percepção dos conselhos profissionais em relação ao uso da educação a distância em cursos de graduação na área de saúde. Foi encontrado que a EaD é uma forma de democratizar o ensino na saúde, porém o modo como está sendo utilizado nos cursos de graduação gera preocupação para a maior parte dos conselhos. Sugere-se que a EaD em saúde deve considerar a integração do ambiente de aprendizagem e seu contexto, o desenvolvimento pedagógico e o envolvimento dos alunos e outros atores, sendo uma abordagem multiníveis.

Biografia do Autor

Larissa De Paolis da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Administração, Universidade Federal de Goiás. 

Daniela Rosim, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Administração, Universidade Federal de Goiás. 

Daniel do Prado Pagotto, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Administração, Universidade de Brasília. 

Candido Vieira Borges Junior, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Administração, Universidade Federal de Goiás. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4803860037213326. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3362-4074. E-mail: candidoborges@ufg.br

Referências

ACOSTA, M. L. et al. Student acceptance of e-learning methods in the laboratory class in Optometry. PLOS ONE, v. 13, n. 12, p. e0209004,, 13 dez. 2018.

AL-SHORBAJI, N. et al. E-learning for undergraduate health professional education. Genebra: WHO Press, World Health Organization, 2015.

ALENCAR, D. C. et al. Efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação TT. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 39, n. 0, p. e2018–e2018, 2018.

ANDERSON, L. C.; KRICHBAUM, K. E. Best practices for learning physiology: combining classroom and online methods. Advances in Physiology Education, v. 41, n. 3, p. 383–389, 1 set. 2017.

BARBOSA, A. C. DA S. et al. Uso da tecnologia educacional web-based por profissionais da Odontologia brasileira. Revista da ABENO, v. 18, n. 1, p. 25–33, 2018.

BARTEIT, S. et al. Perspectives of Nonphysician Clinical Students and Medical Lecturers on Tablet-Based Health Care Practice Support for Medical Education in Zambia, Africa: Qualitative Study. JMIR Mhealth Uhealth, v. 7, n. 1, p. e12637, 15 jan. 2019.

BARTEIT, S. et al. Computers e Education Evaluation of e-learning for medical education in low- and middle-income countries : A systematic review. Computers e Education, v. 145, n. October 2019, p. 1–18, 2020.

BRASIL. Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [1993]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8662.htm. Acesso em: 15 out. 2020.

CFESS - Conselho Federal de Serviço Social. 80 anos do serviço social: uma profissão inscrita no Brasil. Conselho Federal de Serviço Social, maio 2016.

______. Sobre a incompatibilidade entre graduação à distância e serviço social. Volume 2 ed. Brasilia: Conselho Federal de Serviço Social - CFESS, 2014.

______. MEC suspende ingresso de novos/as estudantes em cursos à distância no RS. 2011a. Disponível em: http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/653. Acesso em: 15 out. 2020.

______. Sobre a incompatibilidade entre graduação à distância e serviço social. Vol. 1 ed. Brasilia: Conselho Federal de Serviço Social - CFESS, 2011b.

CFF - Conselho Federal de Farmácia. Restrição ao EaD na área da saúde é consenso entre entidades e parlamentares. 2018. Disponível em: https://www.cff.org.br/noticia.php?id=4910&titulo=+Restrição+ao+EaD+na+área+da+saúde+é+consenso+entre+entidades+e+parlamentares. Acesso em: 15 out. 2020.

______. Profissões da saúde deflagram movimento contra cursos predominantemente EAD. 2017. Disponível em: https://www.cff.org.br/noticia.php?id=4353&titulo=Profissões+da+saúde+deflagram+movimento+contra+cursos+predominantemente+EAD. Acesso em: 15 out. 2020.

CFFA - Conselho Federal de Fonoaudiologia. Como zelar pela profissão em tempos de crise? Revista Comunicar - Conselhos de Fonoaudiologia (CFFA), 2017.

______. Cns é contra ensino à distância de cursos na área da saúde. 2016. Disponível em: https://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/index.php/2016/06/cns-e-contra-ensino-a-distancia-de-cursos-na-area-da-saude/. Acesso em: 15 out. 2020.

CFBM – Conselho Federal de Biomedicina. Conselhos profissionais, representantes do governo e de instituições de ensino discutem EaD na área de saúde. 2017 Disponível em: https://cfbm.gov.br/conselhos-profissionais-representantes-do-governo-e-de-instituicoes-de-ensino-discutem-ead-na-area-de-saude/. Acesso em: 15 out. 2020.

CFMV - Conselho Federal de Medicina Veterinária. Noticia. 2011. Disponível em: https://www.cfmv.gov.br/noticia/comunicacao/noticias/2011/06/22/. Acesso em: 15 out. 2020.

CFN - Conselho Federal de Nutricionistas. Graduação EaD na berlinda. Revista CFN Digital, v. 53, 2018.

CNS. Conselho Nacional de Saúde. Resolução do plenário na sexagésima terceira reunião ordinária, de 6 de março de 1997. 2002. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/legislacao/resolucao218_05_05_97.pdf. Acesso em: 15 de out 2020.

______. Porto Velho recebe plenária do Cofen. 2015a. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/porto-velho-recebe-plenaria-do-cofen_35482.html. Acesso em: 15 out. 2020.

______. Relatório consubstanciado da operação ead cursos de graduação em enfermagem em resposta ao MPF. 2015b. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/relatorio-consubstanciado-da-operacao-ead-cursos-de-graduacao-em-enfermagem-em-resposta-ao-mpf_35188.html. Acesso em: 15 out. 2020.

______. Em audiência pública, Minas diz não à formação EaD em Enfermagem. 2016a. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/em-audiencia-publica-minas-ead_41820.html. Acesso em: 15 out. 2020.

______. Audiência Pública em Manaus diz não à EaD em Enfermagem. 2016b. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/audiencia-publica-em-manaus-diz-nao-a-ead_40298.html. Acesso em: 15 out. 2020.

______. Enfermeiros docentes pernambucanos debatem qualidade da formação. 2017a. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/enfermeiros-docentes-pernambucanos-debatem-qualidade-da-formacao_56910.html. Acesso em: 15 out. 2020.

______. Entidades assinam nota contra o ensino a distância. 2017b. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/entidades-assinam-nota-contra-o-ensino-a-distancia_59048.html. Acesso em: 15 out. 2020.

______. Audiência Pública no Senado debate irregularidades no ensino a distância. 2019 Disponível em: http://www.cofen.gov.br/audiencia-publica-no-senado-debate-irregularidades-no-ensino-a-distancia_69699.html. Acesso em: 15 out. 2020.

CURRAN, V. et al. A review of digital, social, and mobile technologies in health professional education. Journal of Continuing Education in the Health Professions, v. 37, n. 3, p. 195–206, 2017.

DONKIN, R.; ASKEW, E.; STEVENSON, H. Video feedback and e-Learning enhances laboratory skills and engagement in medical laboratory science students. BMC Medical Education, v. 19, n. 1, p. 310, 14 dez. 2019.

FONTAINE, G. et al. Efficacy of adaptive e-learning for health professionals and students: a systematic review and meta-analysis. BMJ Open, v. 9, n. 8, p. e025252, 28 ago. 2019.

FREHYWOT, S. et al. E-learning in medical education in resource constrained low- and middle-income countries. Human Resources for Health, v. 11, n. 1, p. 1–15, 2013.

GUY, R.; BYRNE, B.; DOBOS, M. Optional anatomy and physiology e-learning resources: student access, learning approaches, and academic outcomes. Advances in Physiology Education, v. 42, n. 1, p. 43–49, 1 mar. 2018.

KIRKPATRICK, G. The corporate governance lessons from the financial crisis, OECD Journal: Financial Market Trends, vol. 2009/1, 2009.

LORENZO-ALVAREZ, R.; PAVIA-MOLINA, J.; SENDRA-PORTERO, F. Exploring the Potential of Undergraduate Radiology Education in the Virtual World Second Life with First-cycle and Second-cycle Medical Students. Academic Radiology, v. 25, n. 8, p. 1087–1096, 2018.

LUCAS, C. Biomedicina a distância já é uma realidade. Disponível em: https://cfbm.gov.br/cbbm-2018-biomedicina-a-distancia-ja-e-uma-realidade/. Acesso em: 15 out. 2020.

MAKRANSKY, G. et al. Simulation based virtual learning environment in medical genetics counseling: an example of bridging the gap between theory and practice in medical education. BMC Medical Education, v. 16, n. 1, p. 98, 25 dez. 2016.

MCCUTCHEON, K. et al. Online learning versus blended learning of clinical supervisee skills with pre-registration nursing students: A randomised controlled trial. International Journal of Nursing Studies, v. 82, n. February, p. 30–39, 2018.

MELIM, J. I. A graduação à distância em debate. Seminário nacional em defesa da educação de qualidade. Anais. Conselho Federal de Serviço Social - CFESS, 2011. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/Seminario-ead-juliana.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.

MELO, M. C. B. et al. E-Learning and Simulation on a Pré-Hospital Emergency Course: A Participant’s Perspective. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n. 4, p. 713–719, dez. 2016.

MOORE, M. Handbook of distance education. 2 nd ed. ed. Mahwah: NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.

MORTON, C. E. et al. Blended learning: how can we optimise undergraduate student engagement? BMC Medical Education, v. 16, n. 1, p. 195, 4 dez. 2016.

REGMI, K.; JONES, L. A systematic review of the factors - Enablers and barriers - Affecting e-learning in health sciences education. BMC Medical Education, v. 20, n. 1, 2020.

REZENDE, M. T. M. C. O papel social dos conselhos profissionais na área da saúde. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 12, n. 1, p. VIII–X, 2007.

ROULEAU, G. et al. Effects of E-Learning in a Continuing Education Context on Nursing Care: Systematic Review of Systematic Qualitative, Quantitative, and Mixed-Studies Reviews. Journal of Medical Internet Research, v. 21, n. 10, p. e15118, 2 out. 2019.

SHIN, S.; PARK, J.-H.; KIM, J.-H. Effectiveness of patient simulation in nursing education: Meta-analysis. Nurse Education Today, v. 35, n. 1, p. 176–182, jan. 2015.

TORRES, K. R. B. DE O.; LUIZA, V. L.; CAMPOS, M. R. A Educação a Distância No Contexto Da Política Nacional De Saúde Da Pessoa Idosa: Estudo De Egressos. Trabalho, Educação e Saúde, v. 16, n. 1, p. 337–360, 2018.

UNESCO. Glossário de terminologia curricular. Bureau Internacional de Educação da UNESCO (UNESCO-IBE), 2016.

VILAS BOAS FRATUCCI, M. et al. Ensino a distância como estratégia de educação permanente em saúde: impacto da capacitação da equipe de Estratégia de Saúde da Família na organização dos serviços. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 15, n. 2, p. 1658–1668, 24 maio 2016.

VOUTILAINEN, A.; SAARANEN, T.; SORMUNEN, M. Conventional vs. e-learning in nursing education: A systematic review and meta-analysis. Nurse Education Today, v. 50, p. 97–103, mar. 2017.

WHO - World Health Organization. Global strategy on human resources for health: workforce 2030. Genebra: WHO Press, World Health Organization, 2016a.

______. Working for health and growth: investing in the health workforce. Genebra: WHO Press, World Health Organization, 2016b.

YEUNG, J. C.; FUNG, K.; WILSON, T. D. Prospective Evaluation of a Web-Based Three-Dimensional. Journal of Otolaryngology-Head e Neck Surgery, v. 41, n. 0, p. 1–12, 2012.

Publicado
2021-08-26