QUALIDADE DE VIDA NO ESTÁGIO DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO – UEMASUL, CAMPUS AÇAILÂNDIA/MA
Resumo
O tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tornou-se alvo de estudos e uma excelente ferramenta para desenvolver ações que melhorem o ambiente organizacional, oferecendo formas de melhor integração social, ambiente saudável e produtivo, e relações interpessoais sadias. O estudo teve como objetivo identificar o nível de QVT dos estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) – Campus Açailândia em seus respectivos locais de estágio, observando o perfil dos estudantes e aspectos físicos, psicológicos, profissionais e pessoais que interferem na QVT. A pesquisa é quantitativa, com coleta de dados feita através de questionário eletrônico semiestruturado aplicado aos alunos matriculados na disciplina de Estágio no semestre 2020.1. Conclui-se com o estudo que o nível de QVT dos estudantes em seus respectivos locais de estágio é médio, sendo necessário levantar reflexões acerca da QVT e seus impactos na vida dos estagiários no seu ambiente organizacional.
Referências
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudan¬tes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória n° 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Brasília, DF: DOU, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 18 dez. 2019.
BRUXEL, Caroline. A qualidade de vida no trabalho (QVT) – em uma organização hospitalar de Ijuí – RS. 2013. 66 f. Monografia (Especialização) - Curso de Administração, Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2013. Disponível em: <http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1815>. Acesso em: 07 jan. 2020.
CARMO, Matheus Ferreira do. A percepção da influência do estágio na construção da carreira de um Administrador. Passo Fundo, 2015. 57f. Estágio Supervisionado (Curso de Administração). UPF, 2015.
FERNANDES, Eda Conte. Qualidade de Vida no Trabalho: como medir para
Melhorar. Salvador, BA: Casa da Qualidade, 1996.
FERRO, Fernanda Fernandes. Instrumentos para medir a qualidade de vida no trabahlo e a ESF: uma revisão de literatura. 2012. 92 p. TCC (Especialização em Atenção básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais, Brumadinho, 2012. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/3756.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade Fundamentos de metodologia cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 311 p.
LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de Vida no Trabalho: conceitos, abordagens, inovação e desafio nãos empresas brasileiras. Revista Brasileira de Medicina Psicossomática. Rio de Janeiro, vol. 1, n°.2 p. 79-83, abr./mai./jun.1997.
LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de Vida no Trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2004.
MESQUITA, Sheila Mendonça; FRANÇA, Sergio Luiz Braga. A importância do estágio supervisionado na inserção de alunos de graduação no mercado de trabalho. 2011. 16f. Disponível em: <http://www.inovarse.org/sites/default/files/T11_0414_2106.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2019.
PEREIRA, Mariane Camboim. O papel do estágio na formação dos alunos do curso de Administração da UFRGS. 2013. 66f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/87864>. Acesso em: 10 dez. 2019.
PILATTI, L. A. Qualidade de vida no trabalho e a teoria dos dois fatores de Herzberg: possibilidade-limite das organizações apud SILVA, K. A.; PEDROSO, B.; PILATTI, L. A. Qualidade de vida no trabalho e sociedade pós-moderna: construção de um instrumento de avaliação. In SILVA, K. A.; PEDROSO, B.; PILATTI, L. A. Qualidade de vida no trabalho e sociedade pós-moderna: construção de instrumento de avaliação. Revista eletrônica FAFIT/FACIC, v. 01, n. 02, p. 11-25, jul./dez. 2010. Disponível em: http://www.fafit.com.br/revista/index. php/fafit/article/viewFile/13/8. Acesso em: 04 jul. 2020.
PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento cientifico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 3. ed. São Paulo: Rêspel, 2008. 247 p.
REIS JÚNIOR, D. R. Qualidade de vida no trabalho: construção e validação do questionário QWLQ-78. Dissertação (Mestrado de Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa. 2008. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp080680.pdf. Acesso em: 06 jul. 2020.
RIBEIRO, Larissa Alves; SANTANA, Lídia Chagas de. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: FATOR DECISIVO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL. 2015. Disponível em: <https://www.cairu.br/riccairu/pdf/artigos/2/06_QUALIDADE_VIDA_TRABALHO.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2020.
ROCHA, Simone Karla. Qualidade de vida no trabalho: Um estudo de caso no setor têxtil. Dissertação de Mestrado Universidade Federal de Santa Catarina, 1998. Disponível em: http://www.eps.ufsc.br/disserta98/simone/cap2.html.
ROCHA-DE-OLIVEIRA, Sidinei. Estágios para Universitários: representações e implicações na inserção profissional dos jovens brasileiros e franceses. 2009. 408 p. Tese de Doutorado (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/18329. Acesso em: 6 jul. 2020.
ROCHA-DE-OLIVEIRA, Sidinei; PICCININI, Valmiria Carolina. Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo , v. 13, n. 2, p. 44-75, Apr. 2012 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000200003&lng=en&nrm=iso>. access on 06 July 2020. https://doi.org/10.1590/S1678-69712012000200003.
SILVA, Fabiane Dias Maia e. Requisitos exigidos na seleção e o desvio de função de estagiários do curso de administração. 2018. 70f. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/184971>. Acesso em: 18 dez. 2019.
SILVA JÚNIOR, Genival Firmino da. Avaliação da qualidade de vida no trabalho em relação aos estudantes de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 51f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Natal, RN, 2019.
VIEIRA, Naldeir dos Santos et al. O Estágio Supervisionado em Cursos a Distância: Uma Análise da Percepção dos Estagiários do Curso de Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. EAD EM FOCO, [S.l.], v. 9, n. 1, jun. 2019. 14f. ISSN 2177-8310. Disponível em: <http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/782>. Acesso em: 17 dez. 2019. doi:https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.782.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).