MERCADO DA #SAÚDE E DO #CORPO NO INSTAGRAM: MODULAÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA SOCIEDADE DE CONTROLE
Resumo
Tendo como referência a noção deleuziana de sociedade de controle, objetivou-se nesse artigo analisar texto e imagem de publicações comerciais do Instagram, com as hashtags #saúde e #corpo. Utilizou-se para extração das publicações o site Netlytic e para seleção do recorte analisado o software LibreOffice Calc. Como metodologia, utilizou-se a análise do discurso de perspectiva foucaultiana. Os resultados apontaram para uma predominância de práticas discursivas médico-científicas, com linguagem técnica e interpelativa. No entanto, assinalam também a emergência de enunciados diversificados, possivelmente vinculados a novas práticas discursivas sobre saúde. Conclui-se que essas práticas discursivas presentes no Instagram se articulam a práticas não-discursivas de modulação, produzindo modos de subjetivação objetivados a partir de uma racionalidade de mercado, que se dissemina de forma rizomática em “multimundos” ciberdigitais de consumo sobre #saúde, #corpo, #bemestar, #beleza e #boaforma. Estratégias de governo dos vivos na sociedade de controle.
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