MERCADO DA #SAÚDE E DO #CORPO NO INSTAGRAM: MODULAÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA SOCIEDADE DE CONTROLE

Palavras-chave: Saúde. Sociedade de Controle. Redes Sociais na Internet. Subjetividade.

Resumo

Tendo como referência a noção deleuziana de sociedade de controle, objetivou-se nesse artigo analisar texto e imagem de publicações comerciais do Instagram, com as hashtags #saúde e #corpo. Utilizou-se para extração das publicações o site Netlytic e para seleção do recorte analisado o software LibreOffice Calc. Como metodologia, utilizou-se a análise do discurso de perspectiva foucaultiana. Os resultados apontaram para uma predominância de práticas discursivas médico-científicas, com linguagem técnica e interpelativa. No entanto, assinalam também a emergência de enunciados diversificados, possivelmente vinculados a novas práticas discursivas sobre saúde. Conclui-se que essas práticas discursivas presentes no Instagram se articulam a práticas não-discursivas de modulação, produzindo modos de subjetivação objetivados a partir de uma racionalidade de mercado, que se dissemina de forma rizomática em “multimundos” ciberdigitais de consumo sobre #saúde, #corpo, #bemestar, #beleza e #boaforma. Estratégias de governo dos vivos na sociedade de controle.

Biografia do Autor

Angélica Teixeira da Silva Leitzke, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Servidora técnico-administrativa na Universidade Federla de Pelotas.

Luiz Carlos Rigo, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular na Escola Superior de Educação Física - ESEF da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

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Publicado
2021-08-27