NA ERA TECNOLÓGICA, EM VIAS DO ESQUECIMENTO: ESTUDO DA ATUAL SITUAÇÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DA BAHIA, NO PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19

Palavras-chave: Escola Pública. Pandemia. Exclusão Digital. Autonomia.

Resumo

Este escrito é uma abordagem sobre a visão de alguns estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio de escolas públicas do interior da Bahia, sobre como pensam as suas atuais situações educacionais em meio à pandemia causada pela Covid-19, motivo o qual as aulas presencias foram suspensas. Sobre as (im)possibilidades do acesso às TICs pelos estudantes, observamos o alargamento das suas autonomias educacionais; a abertura de suas posturas critica reflexivas, desencadeando empreendimento de suas próprias aprendizagens escolares. Buscamos externar as dificuldades de aprendizado em tempos pandêmicos; as exclusões digitais, cujas discrepâncias tornaram-se mais evidentes, mediante à realidade pandêmica. Uma abordagem qualitativa aliada à atividade de escuta dos sujeitos participantes em seus lugares e contextos. Utilizamos entrevistas on-line, buscamos dialogar com autores como (Lemos, 2015); (Silva, 2011); (Freire, 2006); (Amiél, 2018) e com os estudantes, jovens e adolescentes, traçando uma imagem da realidade tangente sob a visão destes.

Biografia do Autor

Elenilda Alves Brandão, Universidade Católica do Salvador (UCSal)

Doutoranda em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). 

Adeoblandino Ricardo dos Santos Neto, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

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Publicado
2022-06-24