INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA IMPLANTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

Palavras-chave: Serviços de Integração Docente-Assistencial. Serviços de Saúde para Estudantes. Estágio Clínico. Internato e Residência.

Resumo

Para uma adequada formação em saúde é importante a Integração Ensino-Serviço-Comunidade (IESC), através de componentes curriculares teóricos e práticos. O curso de medicina é composto por atividades teórico-práticas nos quatro anos iniciais e essencialmente práticas nos últimos dois anos, correspondendo ao Estágio Curricular Obrigatório (ECO). Nesse momento, a rede de serviços de saúde é o principal lócus da formação médica, com necessidade de alto grau de IESC. Surgido no contexto da interiorização do ensino médico brasileiro, o curso da Universidade de Pernambuco/Campus Garanhuns implementou essa integração partindo da compreensão do seu papel na formação de um profissional atento às necessidades loco-regionais de saúde, considerando a organização de rede de serviços da região. Neste artigo são descritos os pressupostos teóricos que direcionaram a organização da integração ESC no curso, com destaque para a implantação do ECO nos cenários de prática da região e relato das vivências do ECO pelas primeiras turmas.

Biografia do Autor

Leoncio Bem Sidrim, Universidade de Pernambuco (UPE)

Médico egresso do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Garanhuns. Residência em Clínica Médica pelo Real Hospital Português de Beneficência. Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). 

Renata Alves Gomes Villani, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Assistente do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), Câmpus Garanhuns. 

Régia Maria Batista Leite, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutora em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães / Fundação Oswaldo Cruz / Fiocruz - PE. Professora Adjunta do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), Câmpus Garanhuns. 

Sinara Mônica Vitalino de Almeida, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutora em Biologia Aplicada à Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), Câmpus Garanhuns. 

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Publicado
2021-08-26