TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E TEÓRICA NO COTIDIANO ESCOLAR
Resumo
O presente trabalho busca analisar a inserção das tecnologias digitais, em quatro escolas de Educação Infantil da cidade de Manaus. Apresentamos a utilização das tecnologias como uma das alternativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, facilitando a troca de conhecimentos entre professor e aluno. Nessa pesquisa aplicamos a abordagem qualitativa através de pesquisas em campo e bibliográficas, as pesquisas de observações em campo foram feitas em escolas particulares e públicas de Manaus. Nosso propósito é contribuir com inúmeros estudos sobre a temática tecnológica no âmbito educacional, nos baseando no olhar comparativo entre quatro instituições de ensino público e privado, com realidades distintas, que possuem em sua dinâmica pedagógica o emprego das tecnologias digitais para a melhoria do processo de ensino e, principalmente novos conhecimentos. O resultado de todo o processo de análise, foi à percepção dos eventos sociológicos na realidade da utilização das tecnologias digitais em salas de aula, e isso favoreceu a dinâmica docente e a organização pedagógica das rotinas escolares.
Referências
BORBA, Marcelo Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação
Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Camelo, A. L., Queiroz Filho, A. P. D., Lustosa, P. H. R., Gomes, A. V. A., & Lopes, C. A. (2008). Um Computador por Aluno: A experiência brasileira.
CUNHA, Márcia. Evolução tecnológica: A necessidade já foi a mãe da tecnologia, mas e hoje? Disponível em: HTTP://historiacorrente.blogspot.com.br/2011/10/necessidade-ja-foi-mae-datcnologia.html. Acesso em 10/11/2017.
Da Cunha, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. Papirus Editora, 2013.
Da Silva, M., & Silva, M. F. L. (2017). O USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET NAPRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ ROLLEMBERG LEITE DO POVOADO MARAVILHA NO MUNICÍPIO DE MONTE ALEGRE DE SERGIPE/SE. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, 4(2), 149.
DE PAULA, Rubia Denise. Uso da tecnologia - Benefícios e malefícios nas aprendizagens. Portal da educação, 2016. Disponível em: < https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/uso-da-tecnologia-beneficios-e-maleficios-nas-aprendizagens/58354>. Acesso em: 16 de outubro de 2018.
Ferreira, Maria José Morais Abrantes. "Novas tecnologias na sala de aula." (2014).
LEITE; Alex, 2016. Uso das tecnologias no ensino fundamental. Disponível em: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/uso-das-tecnologias-no-ensino-fundamental/. Acesso em 19 de fevereiro de 2020.
PRENSKY, M. (2010). Teaching digital natives: partnering for real learning. California: Corwin, a Sage Company.
RAMOS, Marli; COPPOLA Neusa Ciriaco. O uso do computador e da internet como ferramentas pedagógicas. PDE 2008/2009. Disponível em:
TOLENTINO, Paula Cristina De Souza. INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. Medianeira, 2013.
BOOK digital. Play Tab, São Paulo, 10, de fevereiro 20147. Disponível em: < http://digitalbooks1.hospedagemdesites.ws/play-table-2/>. Acesso em: 25, julho de 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).