PENTÁCULO DO BEM-ESTAR NA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE PÓS-PANDEMIA

Palavras-chave: Educação. Saúde. Covid-19. Bem-Estar.

Resumo

O ensaio sugere o modelo do Pentáculo do Bem-Estar como ferramenta de auxílio nas ações em educação e saúde, especialmente no cenário pós-pandemia. De fácil utilização e por ser não-invasivo, o protocolo pode ser utilizado para verificação individual e ou coletiva na auto-avaliação dos parâmetros de níveis de estresse, nutrição, relacionamentos, comportamentos preventivos e de atividade física. O modelo fundamenta-se na visão holística de saúde e de qualidade de vida, sendo um instrumento de avaliação do estilo de vida que poderá ser utilizado como base para intervenções individuais ou grupais em adultos, propondo mudanças comportamentais e a promoção da educação em saúde.

Biografia do Autor

Patricia Carlesso Marcelino, Universidade de Passo Fundo -RS

Doutora e Mestre em Educação, Profissional de Educação Física, Arteterapeuta, Personal Wellness, Pesquisadora e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES- UPF-RS) e do Grupo de Estudos Práxis, Docência, Educação e Sociedade (UNIJUÌ-RS). 

Ricardo Hugo Gonzalez, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Saúde Pública  e Mestre em Ciências do Movimento Humano , Profissional de Educação Física,  Docente do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará e  do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Universidade Federal do Ceará (UFC). 

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Publicado
2021-08-26