CURRÍCULO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO BIOECOLÓGICO DA ESCOLA INDIGENA

ESCOLA KANATA T-YKUA DO POVO KAMBEBA/AM

  • Maria Lucimar Jacinto de Sousa
  • Maria de Lurdes Carvalho Universidade do Minho
  • Mário dos Santos Kambeba Secretaria Municipal de Educação -SEMED MANAUS/Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Apresenta-se um conjunto de reflexões sobre as potencialidades da articulação entre currículo e tecnologias educacionais no processo de desenvolvimento humano, sustentadas na teoria Bioecológica e na ecopedagogia. Esse estudo exploratório tem como objetivo compreender de que forma os projetos de integração curricular e o recurso às tecnologias podem contribuir para a formação dos estudantes indígenas. A escola indígena do povo Kambeba desenvolveu o projeto Plantas medicinais: as tecnologias no contexto da escola Kanata T-Ykua com a finalidade de enriquecer os conhecimentos científicos e usos das tecnologias, fortalecer a língua materna e uso tradicional das plantas medicinais nos processos de tratamento de saúde na aldeia. A análise dos resultados demonstra: a mobilização de conhecimentos científicos e saberes tradicionais na construção de saberes mais amplos a partir de recursos tecnológicos; o desenvolvimento de capacidades de reflexão e do pensamento crítico; a compreensão da importância das relações Inter societárias para a sociedade do futuro.

Biografia do Autor

Maria de Lurdes Carvalho, Universidade do Minho
Instituto de Educação – Universidade do Minho
Mário dos Santos Kambeba, Secretaria Municipal de Educação -SEMED MANAUS/Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Professor da Secretaria Municipal de Educação -SEMED MANAUS  Graduado em Ciencias Humanas pela Universidade Federal do Amazonas UFAM
Publicado
2017-10-27