O DISCURSO DA BNCC NAS MÍDIAS DIGITAIS: ENTRE O SILENCIAMENTO DE SENTIDOS E A RESISTÊNCIA

Palavras-chave: BNCC e Ensino infantil. Discurso Midiático Digital. Não ditos. Efeitos de Sentidos.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o discurso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) acerca do ensino infantil em materialidades midiáticas digitais; buscamos compreender os efeitos de sentidos e posições-sujeito que funcionam nessa trama discursiva. O estudo se respalda em pressupostos teóricos da Análise de Discurso (AD) de filiação pecheuxtiana. Especificamente, mobilizaremos as noções de sujeito, formação discursiva, língua, condições de produção e silenciamento de sentidos. O corpus foi constituído de sete materialidades digitais, sendo quatro formulações da BNCC relacionadas à Educação Infantil, uma postagem do Facebook; um print das reações nessa postagem e um comentário. Os resultados mostram que há uma movimentação de sentidos, um embate de posições-sujeito já que o discurso da BNCC, filiado à FD pedagógica, funciona com efeitos de homogeneização do processo educacional e com uma posição-sujeito de silenciamento de sentidos. Por outro lado, as redes digitais constituem-se como um espaço de resistência e embates ideológicos.

Biografia do Autor

Aline Maria dos Santos Pereira, UESB/UNEB

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGLin/UESB); Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin).

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Publicado
2021-01-25