TECENDO LINHAS DE FUGA EDUCACIONAIS NA COVID-19 A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA SO-CIO-POE-A-FE-TA-DA

Palavras-chave: Disciplina. Sociologia. COVID-19. Universidade Pública. Resistência.

Resumo

Tecer conexões educativas partindo de experiências pregressas se fazem pertinentes no contexto pandêmico vivido. Objetivou refletir, a partir de um relato fruto da vivência da disciplina de Sociologia da Educação, quais contribuições positivas identificadas levaram a pensar sobre aspectos formativos do pedagogo em meio ao cenário pandêmico. Como percurso metodológico foi realizada uma análise da experiência vivenciada. Observou-se que os conceitos de experiência e Educação Menor podem ser diferenciais na formação e atuação docente. A disciplina levou os autores a pensar como a educação remota pode ser potencializada pela Sociopoética, tornando-a potência de enfrentamento na tentativa de amordaçamento da Educação Superior pública.

Biografia do Autor

José Gomes da Silva Filho, Universidade Federal do Piauí

Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá. Aluno do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. 

Marlia Ferreira Ribeiro, Universidade Federal do Piauí

Especialista em Agronegócios. Aluna do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. 

Shara Jane Holanda Costa Adad, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Associada da Universidade Federal do Piauí. 

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Publicado
2022-03-08