TECENDO LINHAS DE FUGA EDUCACIONAIS NA COVID-19 A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA SO-CIO-POE-A-FE-TA-DA
Resumo
Tecer conexões educativas partindo de experiências pregressas se fazem pertinentes no contexto pandêmico vivido. Objetivou refletir, a partir de um relato fruto da vivência da disciplina de Sociologia da Educação, quais contribuições positivas identificadas levaram a pensar sobre aspectos formativos do pedagogo em meio ao cenário pandêmico. Como percurso metodológico foi realizada uma análise da experiência vivenciada. Observou-se que os conceitos de experiência e Educação Menor podem ser diferenciais na formação e atuação docente. A disciplina levou os autores a pensar como a educação remota pode ser potencializada pela Sociopoética, tornando-a potência de enfrentamento na tentativa de amordaçamento da Educação Superior pública.
Referências
AGAPITO, Ana Paula Ferreira. Ensino superior no Brasil: expansão e mercantilização na contemporaneidade. Temporalis, Londrina, v. 16, n. 32, p. 123-140, 2016. Disponibilidade em:
BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponibilidade em:
CARRANCA, Adriana. Malala, a menina que queria ir para a escola. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2015.
DAROS, Maria das Dores. A sociologia na constituição do campo educacional brasileiro e a pesquisa em sociologia da educação. 11ª Reunião científica regional da ANPED SUL. Curitiba, 2016. Disponibilidade em:
DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALLO, Sílvio. Deleuze & a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GALLO, Sílvio. As múltiplas dimensões do aprender. In: Congresso de educação básica: aprendizagem e currículo, 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2012. Disponibilidade em:
GAUTHIER, Jacques. Sociopoética e formação do pesquisador integral. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, v. 4, n. 1, p. 78-86, 2015. Disponibilidade em:
xxxxx; xxxxx. xxxxx. xxxxx, n. 7, p. 262-285, 2020. Disponibilidade em:
GOHN, Maria Glória. Sociologia da Educação: campo de conhecimento e novas temáticas. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 15, n. 26, p. 95-117, 2012. Disponibilidade em:
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior 2018: notas estatísticas. Brasília: INEP/MEC, 2019. Disponibilidade em:
KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano comum. Fractal, Revista de Psicologia, Niterói, v. 25, n. 2, p. 263-280, maio/ago. 2013. Disponibilidade em:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19: recomendações gerais, 2020. Disponibilidade em:
NOBRE, Fabiana. Portfólio do curso de bacharelado em saúde coletiva: caixa de afecções, 2015. Disponibilidade em: < https://fabiananobresaude.wixsite.com/portfolio-ufrgs-pt/caixa-de-afeccoes>. Acesso em: 30 set. 2020.
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Claudio Martins. Bourdieu & a Educação. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SALATA, André. Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso? Tempo Social, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 219-253, 2018. Disponibilidade em:
SANTOS, Boaventura de Sousa. Corpos, conhecimentos e corazonar. In: ______. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2018. p. 157-83.
SANTOS, Cláudio Wilson dos; MORORÓ, Leila Pio. O desenvolvimento das licenciaturas no Brasil. Revista Histedbr On-line, Campinas, v. 19, p. 01-19, 2019. Disponibilidade em:
SOARES, Tathiana Santos; SANTOS, Andréia Bispo dos. A disciplina de “fundamentos sociológicos da educação” na formação do (a) pedagogo (a). In: Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, 11., 2018, Aracaju. Anais… Aracaju, v. 11, n. 1, p. 01-10, 2018. Disponibilidade em:
YUS, Rafael. Educação Integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).