NOVAS RELAÇÕES PROFESSOR-ESTUDANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Educação. Ensino. Aprendizagem. Pandemia de Covid-19. Ensino Remoto.

Resumo

Este artigo objetiva discutir as novas relações entre os participantes do processo de ensino e de aprendizagem dos escolares no ensino remoto, imposto pela necessidade de isolamento social acarretado pela chegada da Covid-19 em nosso país, apresentando dados sobre o trabalho remoto em duas escolas do município de Marília-SP, uma da Rede Municipal e outra da Rede Estadual de Ensino. Os dados revelaram que as desigualdades sociais em tempos de crise ficam mais acentuadas, dadas as diferenças no acesso às tecnologias utilizadas para o encaminhamento do processo de ensino-aprendizagem. Outro dado relevante foi o valor dado pelos familiares dos escolares aos professores como atores fundamentais na condução desse processo, propiciando aos escolares a possibilidade de apropriação dos conhecimentos, e, consequentemente, de desenvolvimento das capacidades cognitivas de seus filhos e/ou tutelados.

Biografia do Autor

Érika Christina Kohle, universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (Unesp)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (UNESP).  

Stela Miller, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Doutora em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora Assistente na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora voluntária - Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma Instituição.

Cleber Barbosa da Silva Clarindo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). 

Referências

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Publicado
2022-03-09