RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA EM TEMPOS DE COVID-19: DISCUTINDO QUESTÕES COTIDIANAS

Palavras-chave: Fechamento das Escolas. Relação Família-escola. Atividades Remotas. Tecnologias da Informação e Comunicação. Desconstrução da Educação Pública.

Resumo

A relação família-escola é, em geral, uma via de mão única, na qual os atores não dialogam de forma a construir caminhos em parceria para uma educação libertadora.  O objeto de estudo deste trabalho foi entender como a relação família-escola se desenvolveu no contexto pandêmico e de que forma esta relação afetou o (in)sucesso das propostas pedagógicas remotas para a Educação Básica.  Esta pesquisa objetivou avaliar o impacto deste fechamento na sociedade, sob o recorte da relação família-escola.  Utilizou-se pesquisa exploratória delineada através de dois instrumentos:  análise documental de deliberações estaduais sobre o tema, para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e de questionários com questões abertas e fechadas, encaminhados às famílias residentes nos três estados.  A partir da análise de conteúdo para a pesquisa de campo em conjunto com a análise documental, conclui-se que o cotidiano das famílias reflete o despreparo e frustração destas na orientação das atividades escolares dos estudantes.  Em paralelo, a implementação de políticas neoliberais ganha força, conduzindo à erosão da ideia de educação pública como um direito, uma vez que parte considerável dos estudantes se viu excluída do processo educacional em função dos meios utilizados para a manutenção do sistema educacional no período em análise.

Biografia do Autor

Ana Carolina Carius, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Pós-doutoranda em Cultura Digital e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). 

Mariana Anastácia de Oliveira, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Doutoranda em Engenharia Metalúrgica e de Materiais e professora assistente em Engenharia Mecânica, Universidade Católica de Petrópolis (UCP). 

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Publicado
2022-07-05