RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA EM TEMPOS DE COVID-19: DISCUTINDO QUESTÕES COTIDIANAS
Resumo
A relação família-escola é, em geral, uma via de mão única, na qual os atores não dialogam de forma a construir caminhos em parceria para uma educação libertadora. O objeto de estudo deste trabalho foi entender como a relação família-escola se desenvolveu no contexto pandêmico e de que forma esta relação afetou o (in)sucesso das propostas pedagógicas remotas para a Educação Básica. Esta pesquisa objetivou avaliar o impacto deste fechamento na sociedade, sob o recorte da relação família-escola. Utilizou-se pesquisa exploratória delineada através de dois instrumentos: análise documental de deliberações estaduais sobre o tema, para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e de questionários com questões abertas e fechadas, encaminhados às famílias residentes nos três estados. A partir da análise de conteúdo para a pesquisa de campo em conjunto com a análise documental, conclui-se que o cotidiano das famílias reflete o despreparo e frustração destas na orientação das atividades escolares dos estudantes. Em paralelo, a implementação de políticas neoliberais ganha força, conduzindo à erosão da ideia de educação pública como um direito, uma vez que parte considerável dos estudantes se viu excluída do processo educacional em função dos meios utilizados para a manutenção do sistema educacional no período em análise.
Referências
BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BREWER, T. Jameson; LUBIENSKI, Christopher. Homeschooling in the United States: Examining the Rationales for Individualizing Education. Proposições, v.28, n.2 (83), maio/ago., 2017.
CARIUS, Ana Carolina. O ensino a distância em tempos de COVID-19: do oportunismo à legitimação. In: III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: Para onde vai a educação? Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels). Anais... Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2020.
FERRAROTTO, Luana; MALAVASI, Maria Marcia Sigrist. A relação família-escola como alvo das atuais políticas públicas educacionais: uma discussão necessária. Educação: Teoria e Prática, v.26, n.52, p.232-246, mai-ago., 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17a edição. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5a edição. São Paulo: Atlas, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6a edição. São Paulo: Heccus Editora, 2018.
MINAS GERAIS. Secretaria Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais, SEE-MG. <.http://www2.educacao.mg.gov.br/> Acesso em 20 de julho de 2020.
OLIVEIRA, Anita Loureiro. A espacialidade aberta e relacional do lar: a arte de conciliar maternidade, trabalho doméstico e remoto na pandemia de COVID-19. Revista Tamoios, v.16, n.1, Especial COVID-19, p.154-166, maio 2020.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, SEEDUC-RJ. <http://www.rj.gov.br>. Acesso em 20 de julho de 2020.
SÃO PAULO. Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, SEDUC-SP. <.https://www.educacao.sp.gov.br/>. Acesso em 20 de julho de 2020.
SARAIVA, Lisiane Alvim; WAGNER, Adriana. A Relação Família-Escola sob a ótica de Professores e Pais de crianças que frequentam o Ensino Fundamental. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação, v.21, n. 81, p.739-772, out./dez. 2013.
SELWYN, Neil; JANDRIC, Petar. Postdigital Living in the Age of Covid-19: Unsettling What We See as Possible. Postdigital Science and Education, v.2, online, July, 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).