A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino Remoto. Pandemia.

Resumo

Este artigo, recorte de uma pesquisa mais ampla, intitulada “Impacto da utilização das tecnologias educacionais por meio do ensino remoto nas atividades escolares em municípios baianos no contexto da pandemia de Covid-19”, analisa e discute a percepção dos docentes, bem como as medidas necessárias ao ensino não presencial na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O percurso metodológico da pesquisa se pautou nos métodos qualitativo e quantitativo, de natureza exploratória e descritiva. Os dados sinalizam que a EJA é uma das modalidades de oferta educativa que mais sofre os impactos provocados pela pandemia, uma vez que as particularidades desse campo da educação, além das especificidades dos seus sujeitos se apresentam como entraves para operacionalização do ensino remoto emergencial, enquanto alternativa frente à suspensão das atividades presenciais.

Biografia do Autor

Gilvan dos Santos Sousa, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista -BA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista (BA). 

Julia Maria da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora e Mestra em Educação pela Université de Montreal (UdeM-Canadá). Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC).

Referências

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Publicado
2022-03-03