A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: PERSPECTIVA DA ESCOLA DE CIRCO DOM FERNANDO EM GOIÂNIA

  • Giovanni Bezerra Nascimento UNITINS
  • Gilberto Pinto Ferreira

Resumo

Na sociedade contemporânea o princípio fundamental é a acumulação de capital, prevalecendo a educação especializada. A educação libertadora, que se fundamenta na formação de sujeitos livres para construir sua própria história e capazes de exercer funções intelectuais e manuais é cada vez mais distante. O princípio educativo desenvolvido pela Escola de Circo, de educação não-formal, contribui com a formação de sujeitos para a vida, sujeitos intelectuais e críticos, utilizando-se das ferramentas circenses com a função de propiciar aos indivíduos capacidades de compreender as contradições existentes em seu convívio social e capaz de (re)construir sua própria história.

Biografia do Autor

Giovanni Bezerra Nascimento, UNITINS
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Goiás-UCG, concluído em 2007. Mestrado Em Serviço Social Pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), 2013, com Bolsa de Estudo CAPES 2012. Experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes áreas: infância e adolescência, extensão universitária, educação não-formal, habitação, projetos sociais. Coordenador dos Trabalhos de Conclusão de Curso em Serviço Social da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS). Experiência docente na área de Pesquisa em Serviço Social; Fundamentos Teóricos, Metodológico do Serviço Social; Política Social; Trabalho de Conclusão de Curso; Serviço Social e Diversidades Contemporâneas. Coordenador do Núcleo de Estudos de Direitos Humanos (NEDIH), projeto de Extensão Universitária da UNITINS. Militante Político do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM).
Publicado
2018-03-02
Seção
Artigos