PANDEMIA COVID- 19 E EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE PÚBLICA: QUESTÕES QUE PERMEIAM A PRÁTICA DOCENTE

Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Educação Básica. COVID-19. Rio de Janeiro.

Resumo

O objetivo do artigo foi investigar os desafios que os professores que lecionam no Ensino Fundamental II e Médio enfrentam para ministrar aulas diante da pandemia COVID-19. Para a realização da pesquisa utilizou-se de questionários contendo questões abertas e fechadas, utilizando-se do  google forms. O campo de investigação foi a educação básica, sendo o recorte para o ensino fundamental II e Médio. Participaram da pesquisa professores lecionam na  rede estadual e municipal do estado do Rio de Janeiro- RJ. O estudo evidenciou que alguns professores estavam preparados para utilizar as tecnologias digitais, porém outros mostram-se despreparados.

Biografia do Autor

Aline Peixoto Vilaça Dias, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Doutoranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atua como Mediadora presencial do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ofertado pela Fundação CECIERJ-Consórcio CEDERJ. Também atua como professora no Ensino Fundamental e Médio. 

Gelbis Martins Agostinho

Mestrando em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Bacharel em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense  (IFF).  Integrante da equipe vencedora do NASA Space Apps 2018 - State of Rio de Janeiro- Brasil.

Jalimar Martins Agostinho Maia, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Mestrado em andamento em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Pós-graduação nas especialidades de Ortodontia e DTM e dor Orofacial. Graduação em Odontologia pelo Centro Universitário Fluminense. 

Eliana Crispim França Luquetti , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Pós-doutoramento em Cognição e Linguagem. Doutora e Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada e Bacharela em Português/Latim, também pela UFRJ. Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). 

Carlos Henrique Medeiros de Souza , Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Pós-doutorado em Sociologia Política (PPSP/UENF). Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ). MestrE em Educação. Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

Cristiana Barcelos da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Pós-doutora. Doutora e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Lidera o grupo de pesquisa denominado "Núcleo Interdisciplinar em Acesso, Permanência, Apoio, Inclusão e Evasão (NIAPAIE). Avaliadora do Ministério da Educação (MEC) para o curso de Licenciatura em Pedagogia como membra do Banco de Avaliadores-BASis/INEP/MEC. Docente efetiva junto ao Departamento de Educação, Linguística e Letras na Universidade do Estado de Minas Gerais (DELL-UEMG/Carangola). 

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Publicado
2022-03-03