EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ALGUMAS LIÇÕES PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

Palavras-chave: Covid-19. Educação Remota. Políticas Públicas.

Resumo

O isolamento social estabelecido como medida de contenção do avanço da COVID-19 fez com que instituições educacionais, em conformidade à Portaria 343/2020, do Ministério da Educação, substituíssem as aulas presenciais pelo ensino remoto. Todos os níveis e modalidades da educação foram afetados, gerando discussões sobre educação a distância e ensino remoto. Neste trabalho, buscou-se analisar o contexto de diferentes níveis educacionais e evidenciar suas realidades e problemas, com vistas a refletir sobre as lições para as políticas públicas na educação brasileira. Para tanto, foi realizado o levantamento bibliográfico como primeira etapa de mapeamento da temática. O trabalho inclui a análise de artigos de estudiosos brasileiros da educação básica e superior selecionados por serem referências nos estudos de cada nível educacional  e de documentos oficiais e publicações diversas de entidades ligadas à área educacional, tais como A ANPED, o ANDES e o MIEIB. Conclui-se que o contexto da pandemia está servindo de justificativa para reformar a educação brasileira tendo como consequência um processo de legitimação do ensino a distância que escancara os graves e históricos problemas de desigualdade social, o que exige o fortalecimento do caráter público da educação e das políticas públicas sociais.

Biografia do Autor

Tânia Barbosa Martins, Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Participa como associado do GT11 da ANPED e do Universitas-Br. 

Renata Helena Pin Pucci, Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Doutora pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba. 

Fernanda Ferreira de Oliveira, Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Doutoranda pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Mestra em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). 

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Publicado
2022-03-09