TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir os resultados de uma pesquisa nacional sobre o trabalho docente na educação básica no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Buscou-se evidenciar em que condições os professores realizam seu ofício, considerando para esta análise as condições materiais, os percursos formativos, a rede e a etapa em que atuam. O estudo pautou-se na análise de dados secundários e no levantamento bibliográfico para a discussão dos impactos do distanciamento social, a partir de diferentes perspectivas. Os aportes teóricos principais foram as abordagens do trabalho, da condição e dos sentidos da docência, de Fanfani (2005), Nóvoa (1991), e Oliveira (2004). Concluiu-se que, apesar dos esforços e das estratégias adotadas, os desafios impostos à educação foram ampliados nesse contexto. Assim, foi possível observar a existência de dificuldades para o uso de tecnologias, a ocorrência de intensificação do trabalho e a insuficiência no suporte pedagógico e tecnológico ofertado pelas redes.
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