TECNOLOGIA E ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavras-chave: Covid-19. Educação do Campo. Ensino Remoto. Tecnologia Digital.

Resumo

O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa que abordou o impacto das tecnologias educacionais e o ensino remoto na Bahia, com o advento da pandemia da Covid-19. Apesar dos vários aspectos abordados na pesquisa, a opção de recorte no presente texto privilegia a Educação do Campo. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa. Os sujeitos foram docentes da educação básica e do ensino superior das redes pública e privada. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado pelo formulário do Google Forms enviado para os sujeitos por meio das redes sociais e do WhatsApp.  Como resultados da pesquisa observamos que, apesar da normatização do ensino remoto, os docentes e discentes não tiveram condições objetivas e subjetivas para operacionalizá-lo a contento devido à falta de infraestrutura adequada, além da falta de formação continuada e de acesso às tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Igor Tairone Ramos dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade-GEPEMDECC. 

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós-doutora em Educação e Movimentos Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG). Professora Titular da Univesidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenadora do Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – GEPEMDECC/CNPq. Coordenadora da Rede Latino-america de Educação do Campo e Cidade & Movimentos Sociais – Rede PECC-MS. 

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Publicado
2022-03-09