A COVID-19 E A REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES ESCOLARES: UM ESTUDO SOBRE ACESSO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este artigo investiga as condições desiguais de acesso digital entre estudantes no atual contexto pandêmico. O objetivo é compreender o acesso digital enquanto um capital cultural que gera privilégios numa conjuntura cuja ‘modalidade’ de ensino se impõe remota. A hipótese aferida supõe que a estratificação do acesso às tecnologias de base digital funciona como um mecanismo por meio do qual as desigualdades escolares se reproduziriam. Empiricamente, o artigo debruça-se sobre as condições socioeconômicas de acesso à internet, uso de smartphones, tablets e/ou computadores entre discentes do ensino médio da Escola de Aplicação/UFPA. Os dados utilizados na elaboração das análises que fundamentam esta pesquisa são provenientes de um questionário, cujo resultado revela a precariedade do acesso aos recursos digitais por uma parcela significativa desses discentes. O artigo conclui que os desdobramentos da Covid-19, sobretudo para o campo empírico analisado, supõem o escancaramento da relação entre a origem social e as desigualdades escolares.
Referências
ABRANTES, P. Revisitando a teoria da reprodução: debate teórico e aplicações ao caso português. Anál. Social, Lisboa, n. 199, p. 261-281, 2011.
ATTEDI, M. A. et al. Epidemia e contenção: cenários emergentes do pós-Covid-19. Estud. av., São Paulo, v. 34, n. 99, p. 283-302, ago. 2020.
BANAMINO, A. et al. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45 set./dez. 2010.
BARROS, R. P.; MENDONÇA, R.; SANTOS, D. D.; QUINTAES, G. Determinantes do desempenho educacional no Brasil. Pesq. Plan. Econ., v. 31, n. 1, abr. 2001.
BERNSTEIN, B. A Estruturação do Discurso Pedagógico: classe, códigos e controle. Tradução de T. T. Silva e L. F. G. Pereira. Petrópolis: Vozes, 1996.
BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J. C; PASSERON, J. C. A profissão do sociólogo: preliminares epistemológicas. Petrópolis: Vozes, 2010.
BOURDIEU, P. Dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
______. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983b.
______. Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.
______. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
______. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
______. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Ed. Marco Zero Limitada, 1983a.
______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 1996.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
¬______. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: editora da UFSC, 2015.
CARVALHO, L. Curto-circuito: o vírus e a volta do Estado (Coleção 2020). Todavia. Edição do Kindle.
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2004.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, Sul, 2000.
COLEMAN, J. S. et al. Equality of educational opportunity. Washington, DC: US Department of Health, Education & Welfare, 1966.
CRAHAY, M.; BAYE, A. Existem escolas justas e eficazes? esboço de resposta baseado no PISA 2009. Cadernos de pesquisa, v. 43, n. 150 p.858-883 set./dez. 2013.
CUNHA, M. A. O conceito “capital cultural” em Pierre Bourdieu e a herança etnográfica. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 25, n. 2, 503-524, jul./dez. 2007.
DAZZANI, M. V.; FARIA, M. Família, escola e desempenho acadêmico. In: LORDÊLO, J. A. C.; DAZZANI, M. V. (org). Avaliação educacional: desatando e reatando nós. Salvador: EDUFBA, 2009.
DUBET, F. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, n. 119, julho/ 2003.
______. As desigualdades multiplicadas. Revista Brasileira de Educação, n. 17, Maio/Jun/Jul/Ago 2001 Nº 17
______. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, set./dez. 2004.
DUBET, F.; DURU-BELLAT, M.; VÉRÉTOUT, A. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas Sociologias, Porto Alegre, ano 14, n. 29, jan./abr. 2012, p. 22-70.
DAVIS, M. et al. Coronavírus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020. 48p.
FERNANDES, L. M.; LEME, V. R.; ELIAS, L. S.; SOARES, A. B. Preditores do Desempenho Escolar ao final do Ensino Fundamental: Histórico de Reprovação, Habilidades Sociais e Apoio Social. Temas em Psicologia, março 2018, vol. 26, nº 1, 215-228.
GIDDENS, A. (2003). The globalizing of modernity. The global transformations reader: an introduction to the globalization debate, pp. 60-66.
GOHN, M. G. Educação não formal: direitos e aprendizagens dos cidadãos (ãs) em tempos do coronavírus. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.7.7 – 2020.
HARVEY, D. Política anticapitalista em tempos de covid-19. In: DAVIS, M. et al. (Orgs.). Coronavírus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020.
LAHIRE, B. Reprodução ou prolongamentos críticos? Educação & Sociedade, Campinas, n. 78, Abr. 2002.
______. Sucesso Escolar nos Meios Populares: As razões do Improvável, São Paulo: Ática, 1997.
______. Crenças coletivas e desigualdades culturais. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 84, p. 983-995, setembro 2003.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
NASCIMENTO, B. J. C. A construção de um novo paradigma de educar: do singular ao coletivo, reflexões necessárias em tempos de pandemia. Simbiótica. Revista Eletrônica, Edição Especial, vol. 7, n.1, jun., 2020.
NEXO JORNAL. Como achar o equilíbrio no uso de redes sociais na pandemia. Mariana Vick, 06 de abr. de 2020a (atualizado 09/04/2020 às 11h53). Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/04/06/Como-achar-o-equil%C3%ADbrio-no-uso-de-redes-sociais-na-pandemia. Acesso em: 20 ago. 2020.
NEXO JORNAL. Como o ensino a distância pode agravar as desigualdades agora. 2020b. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/ensaio/debate/2020/Como-o-ensino-a-dist%C3%A2ncia-pode-agravar-as-desigualdades-agora. Acesso em: 11 set. 2020.
NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Campinas, n. 78, p. 15-36, abr. 2002.
OLIVEIRA, J. B. A.; GOMES, M.; BARCELLOS, T. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 555-578, jul./set. 2020.
PALERMO, G. A.; SILVA, D. B. N.; NOVELLINO, M. S. F. Fatores associados ao desempenho escolar: uma análise da proficiência em matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro. R. bras. Est. Pop., Rio de Janeiro, v. 31, n. 2, p. 367-394, jul./dez. 2014.
PERRENOUD, P. Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo! Cadernos de pesquisa, n. 119, julho/ 2003.
PONTE, V., NEVES, F. (2020). Vírus, telas e crianças: entrelaçamentos em época de pandemia. Simbiótica. Revista Eletrônica Edição Especial, vol.7, n.1, jun., 2020b.
RIANI, J. L. R.; RIOS-NETO, E. L. G. Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros? R. bras. Est. Pop., São Paulo, v. 25, n. 2, p. 251-269, jul./dez. 2008.
SALATA, A. et al. Desigualdades digitais: Acesso e uso da internet, posição socioeconómica e segmentação espacial nas metrópoles brasileiras. Análise Social, 207, xlviii (2.º), 2013.
SANTOS, B. S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Edições Almedina: Coimbra, 2020.
SEABRA, T. Desigualdades escolares e desigualdades sociais. Sociologia, problemas e práticas, n. 59, 2009, pp. 75-106.
SETTON, M. G. J. Um novo capital cultural: pré-disposições e disposições à cultura informal nos segmentos com baixa escolaridade. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 90, p.77-105, jan./abr. 2005.
SOARES, J. F.; COLLARES, A. C. M. Recursos Familiares e o Desempenho Cognitivo dos Alunos do Ensino Básico Brasileiro. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 49, no 3, 2006, pp. 615 a 481.
UNESCO. COVID-19 impact on education. Disponível em: https://en.unesco. org/covid19/educationresponse. Acesso em: 2 maio 2020.
VALLE, I. R. O lugar da educação (escolar) na sociologia de Pierre Bourdieu. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 13, n. 38, p. 411-437, jan./abr. 2013.
______. Por que ler Os herdeiros meio século depois? In: Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: editora da UFSC, 2015.
ŽIŽEK, S. Um golpe como o de “kill bill” no capitalismo. In: DAVIS, M. et al. Coronavírus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020. 48p.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).