MARANHENSIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: FORMAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE O LUGAR CURRICULAR E A POSIÇÃO SUJEITO-PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavras-chave: Maranhensidade. Formações Discursivas. Práticas Pedagógicas.

Resumo

Neste artigo, aborda-se o termo Maranhensidade a partir de um diálogo entre as diretrizes curriculares recomendadas pelo Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) e o discurso de professores que participaram da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do DCTMA na rede de ensino pública municipal de Imperatriz - MA. Objetiva-se analisar as formações discursivas do lugar da Maranhensidade tanto na estruturação curricular do DCTMA como nos discursos dos sujeitos-professores do Ensino Fundamental I. Trilhou-se um caminho não apenas em prol de se compreender o que a Maranhensidade quer dizer, mas também em protagonizar a voz de quem o fará circular nos espaços escolares, enfatizando a percepção e a recepção do termo como prática pedagógica. O corpus da pesquisa contribuiu com noções reflexivas de que o funcionamento da língua, a memória discursiva e os efeitos de sentido, ao se produzir currículos, práticas e ações pedagógicas, perpassam um sujeito circunscrito em uma ideologia, história e saberes.

Biografia do Autor

Camila Rodrigues Viana, Universidade Federal do Maranhão ( UFMA)

Doutoranda e mestra em Letras: Ensino de Línguas e Literatura (PPGL), pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e em Letras, pela Universidade do Estado do Maranhão (UEMA). Docente da UFMA, Câmpus Imperatriz. 

Janete Silva dos Santos, Universidade Federal do Tocantins ( UFT)

Doutora em Linguística Aplicada. Docente do Curso de Letras e do PPGL-UFT.  

Jónata Ferreira de Moura, Universidade Federal do Maranhão ( UFMA)

Doutor e Mestre em Educação, pela Universidade São Francisco (USF). Graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e em Matemática, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor Adjunto da UFMA, Câmpus Imperatriz. 

Referências

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Publicado
2021-06-28