O EIXO ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O (DES)ENCONTRO DISCURSIVO ENTRE AUTORES E AVALIADORES

Palavras-chave: Oralidade. Livro Didático. Pré-construído. Formação Discursiva. Posição-Sujeito.

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar e problematizar, na perspectiva da Análise de Discurso pecheuxtiana, o modo como o eixo oralidade é discursivizado pelos autores no Manual do Professor, no âmbito do livro didático, e pelos avaliadores, por meio da resenha, no âmbito do Guia de Livros Didáticos. Para tanto, analisa-se a coleção Esferas das linguagens, de Maria Inês Batista Campos e Nivia Assumpção, publicada pela editora FTD, aprovada no PNLD 2018 e observa-se os pontos de (des)encontros entre as autoras e os avaliadores. Assim, foi feito um recorte do material, no formato de recorte discursivo (RD) e, a partir deles, gerou-se as sequências discursivas (SD). A partir das SD, analisou-se, o pré-construído e, a partir dele, foi possível identificar as formações discursivas e suas respectivas posições-sujeito. Observou-se, a partir da análise, ao que parece, uma tensão contraditória entre os dizeres de autores e de avaliadores no que diz respeito ao eixo oralidade.

Biografia do Autor

Maria Deusa Brito de Sousa Apinagé, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2007). Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura, pela Universidade Federal do Tocantins - PPGL/UFT (2020). É professora da Educação Básica, pela Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins, desde 2010.

João de Deus Leite, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)

Graduação em Letras/Português, pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007); Mestre (2010); Doutor (2015), pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Araguaína/Tocantins (2018-2019). Tem trabalhado com as seguintes temáticas: discursividades pedagógicas sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa em diferentes situações discursivas, identidade/identificação de diferentes grupos vulneráveis. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade (GELS).

Referências

APINAGÉ, M. D. B. S.; SANTOS, J. S; LEITE, J. D. Livro didático de Língua Portuguesa: análise discursiva do eixo oralidade. Letras, Santa Maria, Especial 2020, n. 01, p. 151-173.

BRASIL. MEC. PNLD 2018: língua portuguesa – guia de livros didáticos – Ensino Médio/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017. 109 p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Esferas das Linguagens. v. 1, 2 e 3. 1ª ed. SÃO PAULO: FTD, 2016.

COURTINE, J. J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. 1ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

HANSEN, F. A noção de pré-construído e seus desdobramentos no processo criativo do discurso publicitário. In: Revista Organon, Porto Alegre, v. 24, n. 48, p.137-149, 2010.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12ª ed. São Paulo: Pontes Editores, 2015.

______. Discurso e Leitura. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PÊCHEUX, M. O Discurso: estrutura ou acontecimento / Michel Pêcheux; tradução: Eni Puccinelli Orlandi. 7ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

______. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso. São Paulo: Editora da Unicamp, 2014. p. 59-158.

______. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio / Michel Pêcheux; tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. 5ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.

Publicado
2021-01-25