MODALIDADES DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E APRENDIZAGEM: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS

Palavras-chave: Avaliação Educacional. Modalidades Avaliativas. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Analisa o papel das metodologias avaliativas no processo de ensino-aprendizagem, disponibilizadas na literatura, especialmente no campo da Educação, a fim de identificar os princípios e práticas avaliativas mais utilizados pelos professores na verificação da aprendizagem. Trata-se de pesquisa descritiva e exploratória, de cunho qualitativo, realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC). Os dados obtidos deram-se mediante grupo focal, realizado com professores de um curso de graduação. Os resultados indicam que há um entendimento qualitativo acerca da avaliação da aprendizagem, embora nem todos os docentes utilizem a variedade de metodologias dispostas na literatura ou apoiados por teorias. Em conclusão, observa-se que as pesquisas desenvolvidas no campo da avaliação, que levam em consideração o desenvolvimento e aplicabilidade de metodologias avaliativas mais qualitativas trazem elementos desafiadores para o momento atual. Ressalta-se que, a avaliação é um campo de estudo em constante evolução, cuja importância tem evidenciado mudanças significativas, especialmente nos cursos de graduação na atualidade.

Biografia do Autor

Maria Áurea Montenegro Albuquerque Guerra, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Curso de Biblioteconomia do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará.  

Lidia Eugenia Cavalcante, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal – Canadá. Professora titular do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. 

Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará

Referências

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã: ensino superior da colônia à Era Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação da educação superior regulação e emancipação. Avaliação: revista da avaliação da educação superior, Sorocaba, v. 8, n. 2, p. 31-47, 2003. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/1221. Acesso em: 19 jul. 2020.

FERNANDES, D. Acerca da articulação de perspectivas e da construção teórica em avaliação educacional. In M. T. Esteban e A. J. Afonso (Org.). Olhares e interfaces: reflexões críticas sobre a avaliação. São Paulo: Cortez, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GONDIM, Sônia Maria Guedes. Grupos focais como técnica de investigação

qualitativa: desafios metodológicos, Paidéia, v. 12, n. 24, 2003.

GÜNTHER Hartmut, Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n.2, mai-ago, 2006.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Porto Alegre: Mediação, 2000.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1995.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2002.

ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

SOMERA, Elizabeth Abelama Sena. Reflexões sobre vertentes da avaliação educacional Avesso do Avesso, Araçatuba, v.6, n.6, ago. 2008.

VIANNA, H. M. Avaliação educacional: teoria, planejamento, modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.

VIANNA, H. M. Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa. Cad. Pesq. São Paulo, n.80, 1992.

SARAIVA Rochely Silva de Lima. Estudo perceptivo sobre avaliação do ensino-aprendizagem no curso de pedagogia na modalidade de educação a distância da Universidade Estadual do Ceará – UECE. 2015. 247f Tese. (Doutorado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

SOARES, Antonio Aroldo Lins. Avaliação institucional: o caso da faculdade de tecnologia Darcy Ribeiro. 2010. 125f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão da Educação Superior. Universidade Federal do Ceará, 2010.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ZUIN, P. B.; REYES, C. R. O ensino da língua materna: dialogando com Vygotsky, Bakhtin e Freire. São Paulo: Ideias e Letras, 2010.

Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos