O “MEME DO CAIXÃO” E A DIMENSÃO VERBIVOCOVISUAL DOS ENUNCIADOS

Palavras-chave: Gêneros Discursivos. Meme. Verbivocovisualidade.

Resumo

Este artigo visa analisar um meme enquanto enunciado verbivocovisual responsivo ao “meme do caixão”, buscando abordar questões relacionadas às dimensões verbais e extraverbais dos enunciados e às contribuições dessa análise para a leitura de textos em sala de aula. Para tanto, elege-se como embasamento teórico os estudos do Círculo de Bakhtin, com ênfase nos textos que abordam tais dimensões (BAKHTIN, 2016; VOLOCHINOV, 2013), além dos estudos de pesquisadores que partem do pensamento bakhtiniano para investigar a verbivocovisualidade dos enunciados (PAULA, 2017; PAULA; SERNI, 2017). Pretende-se, ainda, tecer considerações sobre a leitura de textos a partir da análise das peculiaridades do gênero discursivo meme quando transposto para espaço escolar (BAKHTIN, 2013; SOBRAL, 2011). A metodologia empregada será o cotejo ou correlacionamento entre textos (BAKHTIN, 2017) e espera-se que este trabalho contribua para os estudos acerca da verbivocovisualidade dos enunciados e para as discussões sobre as práticas de leitura na escola. 

Biografia do Autor

Leonardo de Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Letras, Universidade Federal de Lavras. 

Natália Rodrigues Silva do Nascimento, Universidade Federal de Lavras

Mestranda em Letras, Universidade Federal de Lavras. Bolsista do Programa de Apoio à Pós-Graduação da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). 

Referências

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Publicado
2021-03-11