O “MEME DO CAIXÃO” E A DIMENSÃO VERBIVOCOVISUAL DOS ENUNCIADOS
Resumo
Este artigo visa analisar um meme enquanto enunciado verbivocovisual responsivo ao “meme do caixão”, buscando abordar questões relacionadas às dimensões verbais e extraverbais dos enunciados e às contribuições dessa análise para a leitura de textos em sala de aula. Para tanto, elege-se como embasamento teórico os estudos do Círculo de Bakhtin, com ênfase nos textos que abordam tais dimensões (BAKHTIN, 2016; VOLOCHINOV, 2013), além dos estudos de pesquisadores que partem do pensamento bakhtiniano para investigar a verbivocovisualidade dos enunciados (PAULA, 2017; PAULA; SERNI, 2017). Pretende-se, ainda, tecer considerações sobre a leitura de textos a partir da análise das peculiaridades do gênero discursivo meme quando transposto para espaço escolar (BAKHTIN, 2013; SOBRAL, 2011). A metodologia empregada será o cotejo ou correlacionamento entre textos (BAKHTIN, 2017) e espera-se que este trabalho contribua para os estudos acerca da verbivocovisualidade dos enunciados e para as discussões sobre as práticas de leitura na escola.
Referências
BAKHTIN, M. M. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo: Editora 34, 2013. 120p.
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016. 176p.
BAKHTIN, M. M. Por uma metodologia das ciências humanas. In: _______. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017, p. 57-79.
Besouro Chavoso. Essa imagem já vem com o som embutido kkkkkkkkk... 21 abr. 2020. Instagram: @besourochavoso. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B_P5kqOHbMg/. Acesso em: 23 set. 2020.
FURTADO, R. Diálogos do cotidiano nas redes sociais: a liquidez discursiva nos memes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 299p.
GERALDI, J. W. Os perigos do texto na sala de aula. In: ______. A aula como acontecimento. 2. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015. p. 113-125.
MELHORES memes dos dançarinos de caixão - tente não rir!. YouTube, 2020. Disponibilidade em:
OS carregadores de caixão dançarinos que alegram funerais em Gana. BBC News Brasil, 2017. Disponibilidade em:
PAULA, L. de. O enunciado verbivocovisual de animação: a valoração do “amor verdadeiro Disney” – uma análise de Frozen. In: FERNANDES JÚNIOR, A.; STAFUZZA, G. B. [orgs.] Discursividades contemporâneas: política, corpo, diálogo. Campinas: Mercado das Letras, 2017, p. 287-314.
PAULA, L.; SERNI, N. M. A vida na arte: a verbivocovisualidade do gênero filme musical. Raído, v. 11, n. 25, p. 178-201, 2017. Disponibilidade em:
SOBRAL, A. Gêneros discursivos, posição enunciativa e dilemas da transposição didática: novas reflexões. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 37-45, jan./mar. 2011.
VIDON, L. N. Prefácio. In: FURTADO, R. Diálogos do cotidiano nas redes sociais: a liquidez discursiva nos memes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019, p. 7-10.
VOLOCHINOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).