O FOTÓGRAFO, A EDUCAÇÃO INFANTIL E A PANDEMIA
Resumo
Este artigo se constitui em um ensaio intitulado: O Fotógrafo, A Educação Infantil e A Pandemia foi construído junto com as fotografias do Allan Pimenta realizadas antes e durante a pandemia. Além das imagens, o artigo utilizou-se da bibliografia contemporânea escrita durante a pandemia, em especial os textos da N-1 Edições. Buscamos visibilizar as crianças com ênfase na Educação Infantil apontando para a necessidade da construção de uma nova imaginação educacional e de outras iniciações sociais na busca de uma educação após-pandemia, cuja centralidade esteja a própria infância.
Referências
ABRAMOWICZ, A.; LEVCOVITZ, D.; RODRIGUES, T. C. Infâncias em Educação Infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3, p. 179-197, Dec. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072009000300012&lng=en&nrm=iso Acesso em 11.mar.2021. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072009000300012.
ABRAMOWICZ, A. Crianças e guerras: as balas perdidas! Childhood & Philosophy. Vol. 16, 2020.
ADORNO, Theodor W. “Educação após Auschwitz”. In: Educação e Emancipação. 3ª Ed. São Paulo: Paz e Terra. p. 119-138, 2003.
BENJAMIN, W. Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987
BUTLER, Judith. Traços humanos nas superfícies do mundo. São Paulo: N-1 textos Pandemia. Disponível em: https://n-1edicoes.org/textos-1, 2020. Acesso em 12.set.2020.
CAMUS, A. O mito de Sísifo. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989
CASTRO, E. V. de C. Posfácio as Ideias para Adiar o Fim do Mundo, Ailton Krenak. São Paulo: N-1 textos Pandemia. Disponível em: https://n-1edicoes.org/textos-1, 2020. Acesso em 12.set.2020
GUATTARI, F. Creches e a Iniciação in: A Revolução Molecular: pulsões políticas do desejo, São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
KOPENAWA, D. X. O ouro canibal e a queda do céu. São Paulo: N-1 textos Pandemia. Disponível em: https://n-1edicoes.org/textos-1, 2020. Acesso em 12.set.2020.
KRENAK, A. Do tempo. São Paulo: N-1 textos Pandemia. Disponível em: https://n-1edicoes.org/textos-1, 2020.
KRENAK, A. Para adiar o fim do mundo. SP: Companhia das Letras, 2020.
MBEMBE, A. Necropolítica. Arte & Ensaios: revista do ppgav/eba/ufrj, n. 32, dezembro 2016.
MBEMBE, A. Brutalisme. Paris: Éditions La Découverte, 2020.
PELBART, P. Espectros da Catástrofe. São Paulo: N-1 textos Pandemia. Disponível em: https://n-1edicoes.org/textos-1, 2020.
PRECIADO, P. B. aprendendo do vírus. São Paulo: N-1 textos Pandemia. Disponível em: https://n-1edicoes.org/textos-1, 2020. Acesso em 12.ago.2020
SAFATLE, V. O Brasil e sua engenharia da indiferença. 3 de julho de 2020. Disponível em: https://racismoambiental.net.br/2020/07/03/o-brasil-e-sua-engenharia-da-indiferenca-por-vladimir-safatle/ Acesso em: 12.mar.2021.
VEIGA, C. G. Infância subalterna: dimensões históricas das desigualdades nas condições de ser criança (Brasil, primeiras décadas republicanas). Perspectiva, Florianópolis, v. 37, n. 3, p. 767-790, set. 2019. ISSN 2175-795X. Disponível em: https://bit.ly/3cxhbTA Acesso em: 20.mar.2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e53978
VIRNO, P. Infância e pensamento crítico. Revista Imprópria. Portugal: Política e pensamento crítico, n. 2, 2012.
ROSEMBERG, F. Organizações multilaterais, estado e políticas de educação infantil: history repeats. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, p. 25-63, Mar. 2002 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000100002&lng=en&nrm=iso Acesso em 10.set.2020. https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000100002
ROSEMBERG, F. Sísifo e a Educação Infantil Brasileira. Pro-Posições, Campinas, v.14, n.1, 2003.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).