A CRISE DE IDENTIDADE DO HOMEM PATRIARCAL: UMA ANÁLISE DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

Palavras-chave: Homem. Crise de Identidade. Análise do Discurso.

Resumo

A luta pela emancipação feminina, a ascensão no mercado de trabalho e o advento da pílula anticoncepcional provocaram um verdadeiro “colapso” ao hegemônico universo masculino, levando o homem patriarcal a uma crise identitária. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a representação discursiva do homem contemporâneo, a fim verificar a constituição de suas identidades em anúncios publicitários. A análise norteadora deste estudo firma-se nos pressupostos da AD, especialmente nos trabalhos de Gregolin, Maingueneau, Mussalim e Bentes e Orlandi. Quanto à categoria identidade, recorremos a Bauman e Hall; sobre a crise de identidade do homem em Furtado e Silva. A pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico. Mediante o estudo, podemos dizer que o chamado “homem patriarcal” está em crise, por não conseguir acompanhar as transformações sócio-históricas da sociedade e da mídia, esta última, através de diversas publicidades, tem des/constituído e vendido novas identidades sociais ao homem.

Biografia do Autor

Rodrigo Milhomem de Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado
2021-01-25