GESTÃO DE NEGÓCIOS EM EMPRESAS INOVADORAS DE BASE TECNOLÓGICA

Palavras-chave: Gestão. Inovação. Empresas Inovadoras. Base Tecnológica.

Resumo

Quando se fala de uma empresa de base tecnológica, está-se falando de pessoas que normalmente iniciam negócios com base em uma ideia e a desenvolvem neste contexto sem ter muita aplicação de gestão, sem ter organização. Assim, acabam sofrendo mais adiante porque elas não conseguem se organizar com o crescimento rápido do negócio. Isso porque está se falando de uma empresa em que a internet proporciona a ela um crescimento acelerado. E quando se fala de gestão de negócios para essas empresas, está se falando desta de como estas pessoas podem conhecer sobre as técnicas de organização para que sejam capazes de realizar o mapeamento de idéias e utilizar um modelo de negócios para que possam gerir este crescimento. Neste sentido, este artigo foi elaborado com o propósito de caracterizar o processo de gerenciamento de negócios nas empresas inovadoras de base tecnológica.  Buscando caracterizar a Empresa Inovadora de Base Tecnológica identificando os fatores que fundamentem a gestão de negócios nestas empresas. 

Biografia do Autor

Jeferson Morais da Costa, IFTO

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor do curso de Sistemas de Informações do IFTO.

Stefan de Oliveira Rosa , IFTO

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor do curso de Sistemas de Informações do IFTO.

Referências

BESSANT, J.; TIDD, J.. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.

BOWEN, James E. Building high-tech product companies. Mason: Thomson South-Western. 2004.

CARLOMAGNO, M. S.; SCHERER, F. O. Práticas dos inovadores: tudo que você precisa saber para começar a inovar. São Paulo: Atlas, 2013.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

DAY, George S., SCHOEMAKER, Paul J. H. e GUNTHER, Robert E. (Editores) Wharton on Managing Emerging Technologies. New York: John Wiley e Sons, 2000.

FINEP. Termos e conceitos. Disponível em: http://www.finep.gov.br/empresa/ conceitos_ct.asp. Acesso em: 10 nov. 2017.

FREEMAN, C. The economics of technical change: critical survey. Cambridge Journal of Economics, v. 18, p. 463-514, 1994.

KANTER, Rosabeth Moss. Innovation: The Classic Traps. Harvard Business Review. November, 2006.

KELLEY, T.; LITTMAN, J. As 10 faces da inovação: estratégias para turbinar a criatividade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

LEVY, Nino S., Managing high technology and innovation. Upper Sandle River, NJ: Prentice Hall, 1998.

MCCARTHY, Patricia Susan. Success versus survival: the dilemma of high technology firms. 1981. 183f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Sloan School of Business, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, 1981.

MOHR, Jakki; SENGUPTA, Sanjit; SLATER, Stanley. Marketing of High- Technology Products and Innovations. 2nd Edition. Upper Saddle River : Pearson Prentice Hall, 2005.

OECD. OSLO Manual. Guidelines For Collecting And Interpreting Innovation Data. OECD Publishing. 2005.

ROGERS, Evertt M.; GIBSON, David. Technology transfer in high technology industries: Entrepreneurs and Research and Development Consortia in the United States. In: GIBSON, David. Technology Companies and Global Markets. Programs, Policies, and Strategies to Accelerate Innovation and Entrepreneurship. Savage: Rowan e Littlefield Publishers, 1991.

RYANS, Adrian; MORE, Roger; BARCLAY, Donald; DEUTSCHER, Terry. Winning Market Leadership. Strategic Planning for Technology-Driven Business. Toronto: John Wiley e Sons. 2000.

SANMARTIN, S. M. Criatividade e inovação na empresa: do potencial à ação criadora. São Paulo: Trevisan, 2012.

SANTOS, Silvio Aparecido. Criação de Empresas de Tecnologia Avançada. Revista de Administração. São Paulo, 1984. Vol. 19. n. 4. outubro/dezembro de 1984, p. 81-83.

SARKAR, S.. O empreendedor inovador: faça diferente e conquiste o seu espaço no mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

VIARDOT, Eric. Successful Marketing Strategy for High-Tech Firms. 2nd. Edition. Boston: Artech House, 1998.

Publicado
2020-10-07
Seção
Artigos