ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA EMPODERAR CRIANÇAS EM RELAÇÃO À SAÚDE E HIGIENE BUCAL

Palavras-chave: Educação em Saúde. Criança. Serviços de Saúde Escolar. Educação em Saúde Bucal.

Resumo

objetivou-se descrever o processo de construção de material educativo e avaliar o uso de atividades de educação em saúde como estratégia para empoderar crianças em relação à saúde e higiene bucal. Para tanto, utilizou-se de abordagem metodológica qualitativa e educandos de uma escola pública, cursando do primeiro ao quinto anos, foram convidados a participar de atividades de educação em saúde e construção de material educativo. As categorias “Re”construção de conhecimentos sobre saúde e higiene bucal e Adoção de novas práticas em relação à saúde e higiene bucal evidenciam que as atividades permitiram que as crianças experienciassem diversas aprendizagens e contribuíram para mudanças de comportamentos. Registra-se, como aspecto inovador desta pesquisa, a implementação de ações sob a perspectiva da criança, de modo a valorizar seus saberes, experiências e opiniões, contribuindo para dar visibilidade e autonomia a esse público para que ele exerça o papel de protagonista em suas histórias/vidas.

Biografia do Autor

Leidiene Ferreira Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Ciências da Saúde, Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins. 

Garithuzy Macedo Oliveira, Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas

Mestrado em Ensino de Ciências e Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas, Goiás. 

Juliana Bastoni da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Ciências, Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins. 

Nayane de Sousa Silva Santos, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado em Ciências da Saúde, Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins. 

Danielle Rosa Evangelista, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Enfermagem, Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins. 

Referências

ALVES, F. L. C.; CASTRO, E. M.; Souza, F; K. R.; Lira, M. C. P. S.; Rodrigues, F. L. S.; Pereira, L. P. Group of high-risk pregnant women as a health education strategy. Rev Gaúcha Enferm [on line]. v. 40, n. e20180023. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/STgFwJs6TLfstfsjxxG3PQN/?lang=en&format=pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BIRCH, D. A.; AULD, M. E. Public Health and School Health Education: Aligning Forces for Change. Health Promot Pract. v. 20, n. 6, nov. 2019.

BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Diretrizes de educação em saúde visando à promoção da saúde: documento base. Brasília, DF: Funasa. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/documents/20182/38937/Educa%C3%A7ao++em+Saude+-+Diretrizes.pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.

CHATTOPADHYAY, A. (et. al.). Natural history of dental caries: Baseline characteristics of the VicGen birth cohort study. Int J Paediatr Dent. v. 30, n. 3, may. 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/ipd.12609. Acesso em: 05 ago. 2021.

CHRISTIAN, D. L. (et. al.). Involving the headteacher in the development of school-based health interventions: A mixed-methods outcome and process evaluation using the RE-AIM framework. PLOSONE. v. 15, n. 4, apr. 2020.

COLOMBO, S. (et. al.). Prevalence and determinants of early childhood caries in Italy. European

Journal of Paediatric Dentistry. v. 20, n. 4, dec. 2019.

COMASSETTO, M. O.; BAUMGARTEN, A,; , K. A.; HILGERT, J. B.; FIGUEIREDO, M. C.; FAUSTINO-SILVA, D. D. Access to oral health in early childhood in the city of Porto Alegre, Brazil. Ciênc. saúde colet [on line]. v. 24, n. 3, mar. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/Hptj8cdgJSP946CqMNMznCK/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 05 ago. 2021.

FAIAL, L. C. M.; SILVA, R. M. C. R. A.; PEREIRA, E. R.;FAIAL, C. S. G. Health in the school: perceptions of being adolescent. Rev. Bras. Enferm [on line]. v. 72, n. 4, jul. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/gc5SdqksWXXMqFp3qnR9ZMt/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 05 ago. 2021.

FALKENBERG, M. B.; MENDES, T. P. L.; MORAES, E. P.; SOUZA, E. M. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc. saúde coletiva [on line]. v. 19, n. 03, mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/kCNFQy5zkw4k6ZT9C3VntDm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 ago. 2021.

FRAIHAT, N.; MADAE'EN, S.; BENCZE, Z.; HERCZEG, A.; VARGA, O. Clinical Effectiveness and Cost-Effectiveness of Oral-Health Promotion in Dental Caries Prevention among Children: Systematic Review and Meta-Analysis. Int J Environ Res Public Health. v. 16, n. 15, jul. 2019.

GALVÃO, I. Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimentoinfantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

GAMBOA, F. (et. al.). Presence and count of S. mutans in children with dental caries: before, during and after a process of oral health education. Acta Odontol Latinoam [on line]. v. 31, n. 3, dec. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/aol/v31n3/v31n3a06.pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.

GHASEMIANPOUR, M. (et. al.). Dental caries experience and socio-economic status among Iranian children: a multilevel analysis.BMC Public Health [on line]. v. 19, n. 1569, nov. 2019. Disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/s12889-019-7693-1.pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.

JACOB, L. M. S.; MELO, M. C.; SENA, R. M. C.; SILVA, I. J.; MAFETONI, R. R.; SOUZA, K. C. S. Ações educativas para promoção da saúde na escola: revisão integrativa. Saude e pesqui. (Impr.) [on line]. v. 12, n. 2, maio. 2019. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/09/1016708/20_7146-lia-maristela_port_norm_ing.pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.

JARDIM, L. E.; PEREIRA, M. R.; FIGUEIREDO, M. C.; FAUSTINO-SILVA, D. D. Oral Health Access and Early Caries in Childhood in a Primary Care Service in Southern Brazil: A Cross-Sectional Study. Pesqui. Bras. Odontopediatria Clín. Integr [on line]. v. 20, n. e4806. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pboci/a/gBTrnPCKfjZ3HKcJL3cWgnr/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 05 ago. 2021.

MASSON, L. N.; SILVA, M. A. I.; ANDRADE, L. S.; GONÇALVES, M. F. C.; SANTOS, B. D. Critical health education as a tool for the empowerment of school adolescents in the face of their health vulnerabilities. Rev Min Enferm [on line]. v. 24, n. e-1294. 2020. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/en_e1294.pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.

NAGARAJAPPA, R.; SATYARUP, D.; NAIK, D.; DALAI, R. P. Feeding practices and early childhood caries among preschool children of Bhubaneswar, India. Eur Arch Paediatr Dent. v. 21, n. 1, fev. 2020.

NEVES, M.; GIORDANI, J. M. A.; HUGO, F. N. Atenção primária à saúde bucal no Brasil: processo de trabalho das equipes de saúde bucal. Ciênc. saúde colet [on line]. v. 24, n. 5, mai. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/bhf7HrChW3gg8SdkFpf793r/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 ago. 2021.

NÓBREGA, A. V.; MOURA, L. F. A. D.; ANDRADE, N. S.; LIMA, C. C. B.; DOURADO, D. G.; LIMA, M. D. M. Impact of dental caries on the quality of life of preschoolers measured by PedsQL questionnaire. Ciênc. saúde coletiva [on line]. v. 24, n. 11, nov. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/znmqWZcP7wCsc6rbGbKgCkh/?lang=en&format=pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.

NOTA, A. (et. al.). Socioeconomic Factors and Oral Health-Related Behaviours Associated with Dental Caries in Preschool Children from Central Italy (Province of Ascoli Piceno). Biomed Res Int [on line]. v. 23, n. 7981687, dec. 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6942729/pdf/BMRI2019-7981687.pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.

OLIVEIRA, L. M. A. C.; SANTOS, L. F. Trabalhando com grupos na assistência a familiares em UTI. Curitiba, PR: Appris, 2015.

PAULA, B. A.; FREIRE-MAIA, J.; MARTINS-JÚNIOR, P. A.; FREIRE-MAIA, F. B. Introdução precoce da sacarose está associada à presença de cárie dentária em bebês. Arq Arq Odontol [on line]. Belo Horizonte, v. 55, n. e12. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/12304/12151. Acesso em: 05 ago. 2021.

PINTO, M. B.; SILVA, K. L. Health promotion in schools: speeches, representations, and approaches. Rev. Bras. Enferm [on line]. v. 73, n. 3. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/G9JYXS4bd5ngf7JNwc3qsSb/?lang=en&format=pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.

POTISOMPORN, P.; SUKARAWAN, W.; SRIARJ, W. Oral Health Education Improved Oral Health Knowledge, Attitudes, and Plaque Scores in Thai Third-grade Students: A Randomised Clinical Trial. Oral Health Prev Dent [on line]. v. 17, n. 6. 2019. Disponível em: file:///C:/Users/leid/Downloads/OralHealthEducationImprovedOralHealthKnowledge.pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.

PRIYA, P. R. G.; ASOKAN, S.; JANANI, R. G.; KANDASWAMY, D. Effectiveness of school dental health education on the oral health status and knowledge of children: A systematic review. Indian J Dent Res. v. 30, n. 3, may. 2019.

RAJABA, L. D.; ABDULLAHB, R. B. Impact of Dental Caries on the Quality of Life of Preschool Children and Families in Amman, Jordan. Oral Health Prev Dent. v18, n.3. 2020.

SILVA, C. H. F.; CARNEIRO, S. V.; MELO, E. A. C.; DANTAS, E. S. Avaliação dos Efeitos da Educação em Saúde sobre o Conhecimento e Comportamento de Higiene Bucal de Escolares. Rev. bras. ciênc. Saúde [on line].v. 23, n. 2. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/34466-p12/27710. Acesso em: 05 ago. 2021.

SZÖKEA, J.; PETERSENB, P. E. Changing Levels of Dental Caries over 30 Years among Children in a Country of Central and Eastern Europe -The Case of Hungary. Oral Health Prev Dent. v. 18, n.1. 2020.

THWIN, K. M.; ZAITSU, T.; UENO, M.; KAWAGUCHI, Y. Effects of oral health education in Myanmar preschool children and guardians. J Investig Clin Dent. v. 9, n. 3, aug. 2018.

VIEIRA, K. A. (et. al.). Chronic malnutrition and oral health status in children aged 1 to 5 years. Medicine [on line]. v. 99, n. 18. 2020. Disponível em: file:///C:/Users/leid/Downloads/Chronic_malnutrition_and_oral_health_status_in.6.pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.

VIEIRA, L. S.; BELISÁRIO, S. A. Intersetorialidade na promoção da saúde escolar: um estudo do Programa Saúde na Escola. Saúde debate [on line]. v. 42, n. spe4, dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/dLk74dqxVdGwVJcHLN5DYWj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 ago. 2021.

Publicado
2021-08-26