POLÍTICAS SOCIAIS, CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: A EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO ESTRATÉGIA E PRÁXIS PEDAGÓGICA DA AÇÃO POLÍTICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS FRENTE AO ESTADO CAPITALISTA

Palavras-chave: Estado. Políticas Sociais. Movimentos Sociais. Educação do Campo

Resumo

Reflexão crítica, fundamentada no referencial materialista histórico e dialético, acerca da educação do campo como estratégia política e de emancipação da classe trabalhadora residente no campo, frente à estrutura estatal, conformada aos interesses e controle do capital sobre o conjunto da sociedade civil, tendo em perspectiva, ainda, a especificidade da educação do campo como práxis pedagógica oriunda dos movimentos sociais populares do campo no Brasil contemporâneo. Busca-se dar evidência ao período pós advento da Lei 9.394∕1996 até a quadra política atual, com destaque, ainda, aos movimentos sociais do campo enquanto sujeitos políticos do processo de políticas sociais, bem como às estratégias de incorporação das suas demandas históricas nesta área pelo Estado em sua agenda governamental.

Biografia do Autor

Michelle Sena Rosa de Araújo, Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA)

Mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Educação do Campo e em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Funcionária pública efetiva da Rede Estadual de Ensino do Maranhão (SEDUC-MA). 

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Publicado
2022-03-09