LITERATURA INFANTIL E JUVENIL EM TEMPOS DE MÍDIAS DIGITAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavras-chave: Literatura infantil e juvenil. Mídias digitais. Educadores-mediadores. Leitura literária. Letramentos.

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão integrativa da literatura científica, com enfoque para a leitura e o uso escolar da literatura infantil e juvenil na sociedade contemporânea. Adotando-se os moldes da pesquisa bibliográfica, exploratória com abordagem qualitativa, tem por objetivo principal identificar e analisar as contribuições das pesquisas científicas no processo de formação de novos leitores, na sociedade midiatizada, no intuito de apontar caminhos para a elaboração de novos trabalhos que viabilizem a ampliação das fronteiras literárias no contexto escolar. Para isso, buscou-se construir um córpus para o estudo composto por pesquisas encontradas em três bancos de dados: Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, SciELO e no Google Acadêmico, adotando-se para a seleção da amostra o recorte temporal de 2014 a 2019. Após a investigação, constatou-se que esta literatura está em constante transformação, o que acreditamos que na era digital tem uma estreita relação com a novas mídias e multimídias. Nesse contexto, observou-se que se faz necessário uma formação dos educadores-mediadores para a leitura literária nos ambientes das mídias digitais, para que estes possam atuar com competência frente às exigências da sociedade contemporânea. Além disso, estejam aptos a desenvolver estratégias eficazes para a formação de novos leitores.

Biografia do Autor

Lilian Castelo Branco de Lima, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2001) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2011). Participa do Grupo de Estudos Literários e Imagéticos, professora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão/UEMASUL. Pesquisadora de educação e literatura indígena, tem experiência na área de Letras e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, educação, antropologia da saúde, metodologia da pesquisa científica. 

Maria Sousa Santos, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina. Possui graduação em Letras Licenciatura Hab. Ling. Portuguesa, Inglesa pela Universidade Estadual do Maranhão (2010), especialização em Língua Portuguesa: Ênfase em Literatura Brasileira pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco(2010) e especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade do Bico do Papagaio(2017). Atualmente é Professora da Escola Municipal Natalino Ribeiro e Professora da SEDUC-MA. CE Gregório Alves Torres. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. 

Walquiria Lima da Costa, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Mestranda em Letras, da Linha de Pesquisa Literatura, Diálogos e Saberes, com foco em Literatura Indígena, pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL (2019 - 2021). Possui pós-graduação em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2013); Graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL (2018); Graduação em Pedagogia pela Faculdade Reunida de Ilha Solteira (2011). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Imperatriz. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Tem experiência em organização de eventos acadêmicos. 

Referências

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. – 1. ed. São Paulo: Contexto, 2019.

DUARTE, Elaine Cristina Carvalho. Novos paradigmas da literatura: uma leitura sobre a poesia na era do texto digital. Brasília, 2015.

FURTADO, Cassia Cordeiro. SANTOS, Daniella Carvalho Pereira dos. Recursos tecnológicos na literatura infantil. Revista Tecnologias na Educação – Ano 9 – n/v.18. 2017

GABRIEL, Talita Filipini. Estratégias de leitura literária para a formação do leitor: PNBE e Sala de Leitura no contexto paulista. Paraná, 2016.

HASLINGER, Evelin de Oliveira. A interação dos leitores com a obra de literatura infantil na sociedade midiatizada: apontamentos teóricos. In Anais. São Leopoldo – RS: Unisinos, 2016.

KIRCHOF, Edgar Roberto. SOUZA, Renata Junqueira de. A literatura infantojuvenil na contemporaneidade: desafios, controvérsias e possibilidades. Revista Em Aberto. Brasília, 2019.

LAJOLO, Marisa. Literatura: ontem, hoje, amanhã. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

LAUDARES, Ellen Maira de Alcântara. GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Narrativas digitais: a palpitante forma de contar histórias. Revista. Leitura: Teoria & Prática v.37, n.75. São Paulo, 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor adeus professora? : novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARTINEZ, Lis Yana de Lima. MOURA, Caroline Navarrina de. História da Literatura Infanto-Juvenil e a Influência Digital: da criação da infância ao desenvolvimento do livro interativo. Revista Línguas & Letras v. 20, n. 47. 2019.

MIRANDA, Lucas Emanoel Vilarinho. CARVALHO, Diógenes Buenos Aires de. Professor, como vai a literatura infanto-juvenil digit@l na escola? Revista Textura, v. 20 n. 43. 2018.

PIRILLO, Nádia Rubio. Cultura digital e educação para a mídia: análise do programa mídias na educação. Bauru, SP. 2014.

PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIBEIRO, Aline Escobar Magalhães. Literatura infantil e desenvolvimento da imaginação na infância: trabalho modelado como ferramenta de ensino do argumento narrativo. São Paulo, 2018.

SOUZA, Marcela Tavares de. SILVA, Michelly Dias da. CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Revista Einstein. 2010; 8(1 Pt 1):102-6.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Publicado
2021-01-21