CARTOGRAFIA E LITERATURA: ENTRE MAPAS E NARRATIVAS

Palavras-chave: Aprendizagem criativa. Comunicação Cartográfica. Narrativas autorais. Multiletramentos na Cartografia. Escrevivências espaciais.

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma aprendizagem criativa com Geografia e Literatura, na disciplina de Cartografia seguindo na contramão de uma Cartografia Tradicional, presa somente por a precisão das informações geográficas que desconsidera o caráter narrativo e comunicativo dos mapas. Teve como objetivo o desenvolvimento de Contos Geográficos destinados às crianças e aos jovens, tendo como ponto de partida a criação de mapas, desenvolvidos pelo processo de mapeamentos autorais, elaborados num primeiro momento para a comunicação visual desse mundo ficcional. Em um segundo momento, pode-se estabelecer uma narrativa com um conectivo de signos e significações. Neste sentido, os estudantes puderam ultrapassara os seus limites da autonomia e apresentaram autorias cartográficas e literárias, fazendo uso dos Multiletramentos na Cartografia para produzirem seis contos geográficos infantiL e juvenil, sendo eles: JUNGLE HERO: A jornada de Analu; As aventuras de Malu; Espíritos vagantes; Um conto ambientalista de Theodoro Datum; As batalhas de Helena; e Os filhos de Gaia.

Biografia do Autor

Rodrigo Batista Lobato, Universidade Veiga de Almeida

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professor Auxiliar do Departamento de Geografia da Universidade Veiga de Almeida (UVA). 

Giovanni Codeça Silva, Universidade Veiga de Almeida

Graduado em História (UFRJ-2000). Fiz o mestrado em Ciência Política (UFRJ-2002). Cursei a pós-graduação de Desenvolvimento Territorial (UFSC-2006). Fiz a Licenciatura em História (UCAM-2009) e a pós-graduação em Administração e Gestão Escolar (UCAM-2010). Conclui o doutorado em Letras Neolatinas (UFRJ-2018). Atualmente sou Professor de História (com habilitação em Filosofia, Sociologia, Projeto de Vida, Laboratório de Iniciação Científica e Pesquisa e Literatura)na Seeduc/RJ lotado no CE Antônio Prado Júnior (2011- ). Professor visitante do Curso de Pós-graduação de Alfabetização e Letramento, e Gestão Escolar; MBA em Gestão do Ensino Superior, e MBA de Gestão Pública da Universidade Cruzeiro do Sul (2011- ). Professor e Coordenador do Curso de Licenciatura em História da Universidade Veiga de Almeida (2016- ). Tutor de Residência Pedagógica (CAPES) na parceria UVA-CE Antônio Prado Júnior e CE Herbert Souza (2018- ).

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Publicado
2021-01-21