O SILENCIAMENTO DA MULHER EVANGÉLICA: PALAVRAS E CONTRAPALAVRAS

Palavras-chave: Discurso. Ideologia. Submissão.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como se legitima o silenciamento da mulher religiosa nos discursos ideológicos em igrejas evangélicas. Trata-se de uma análise qualitativa de cunho interpretativo, cujo aporte teórico destacam-se: Volóchinov (2017); Orlandi (1996, 2007); Pêcheux (1997) e Althusser (1985) e outros. Pela categoria do silenciamento, relaciona-se a materialidade “Marcela Temer: Bela, recatada e do lar” (Revista Veja) com materialidades das pastoras Elizete Malafaia e Ana Paula Valadão em suas redes sociais. Ressalta-se que o discurso incentivador das pastoras a então primeira dama ressignificou a construção do ideário da submissão feminina em um continuum discursivo atravessando e marcando tempos. Os resultados ainda apontam que a política do silêncio nos discursos analisados reverberou a função de calar algum sentido, como ato de censura. A censura aparece como uma missão ideológica, a partir da interpelação, incentivando negação à emancipação e à historicidade.

Biografia do Autor

Wilton Petrus dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Mestre e Doutorando em Educação, Universidade Federal de Alagoas.

Adriana Cavalcanti dos Santos , Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação, Universidade Federal de Alagoas.

Rosângela Oliveira Cruz Pimenta , Universidade Federal de Alagoas.

Doutora em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado: Nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado (AIE). Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

BÍBLIA, Sagrada. Bíblia de Promessas: Revisão do estudo das promessas. Rio de Janeiro: Imprensa Bíblica Brasileira, 2006.

FERRAREZI JR., Celso. Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino de língua materna. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O quadro atual da análise do discurso no Brasil: um breve preâmbulo. In INDURSKY, Freda e Ferreira, Maria Cristina Leandro. (org.) Michel Pêcheux e a análise do discurso: uma relação de nunca acabar. São Carlos: Claraluz, 2005.

LINHARES, J. Marcela Temer: bela, recatada e “do lar”. Veja, 18 abr. 2016. Disponível em: http://veja.abril.com.br/brasil/marcela-temerbela-recatada-e-do-lar/. Acesso em: 15 abr. 2019.

MALAFAIA, Elizete. Minha família é a minha prioridade. Rio de Janeiro, 25 de abr. de 2016. Instagram: @elizetemalafaia. Disponível em: www.instagram.com/elizetemalafaia. Acesso em: 15 abr. 2019.

MELO, Kátia. Discurso, consenso e conflito: a (re)significação da profissão docente no Brasil. Maceió: Edufal, 2011.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis/RJ: Vozes, 1996.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As Formas do Silêncio: No Movimento dos Sentidos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

PIMENTA, Rosângela Oliveira Cruz. Direita, esquerda, volver: protestos de junho de 2013 na mídia brasileira e seus efeitos de sentido no funcionamento discursivo. Tese de Doutorado em Letras e Linguística – Universidade Federal de Alagoas – Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Maceió, 2016.

ROSAS, Nina. Cultura evangélica e “dominação” do Brasil: música, mídia e gênero no caso do Diante do Trono. Dissertação de Mestrado em Sociologia - Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Belo Horizonte, 2015.

SOBRINHO SILVA. Helson Flávio da. Et al. O acontecimento discursivo no discurso educacional de Lula: novos sentidos de público irrompem no Brasil. In: Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante. (Org.). Linguagem, Discurso, Ideologia: a materialidade dos Sentidos. Maceió: Edufal, 2017.

VALADÃO, Ana Paula. Minha família é a minha prioridade. Belo Horizonte, 25 de abril de 2016. Instagram: @anapaulavaladao. Disponível em: www.instagram.com/anapaulavaladao. Acesso em: 15 abr. 2019.

VOLÓCHINOV, Valentin. A Construção da Enunciação e Outros Ensaios. São Carlos: Pedro e João editores, 2013.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: editora 34, 2017.

Publicado
2021-01-25