AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar as ênfases, especificidades e possíveis lacunas existentes sobre a avaliação da aprendizagem em Educação Física Escolar nas produções acadêmicas da área. Optou-se como orientação metodológica a revisão sistemática, no arco temporal de 2007 a 2017, as buscas dos artigos foram feitas em bases de dados e periódicos. Foram encontrados onze estudos, analisados seguindo os passos sugeridos por Sampaio e Mancini (2007). Por meio da análise dos dados podemos concluir que a produção acadêmica aponta para a necessidade de considerar a especificidade da Educação Física ao avaliar, ter cuidado ao utilizar critérios relacionados a comportamento e atitude, superar o modelo tradicional de avaliação, e evidenciam a necessidade de mais pesquisas sobre o tema.
Referências
BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n.1, 2002.
CHARLOT, B. Ensinar a Educação Física ou ajudar o aluno a aprender o seu corpo-sujeito? In: DANTAS JÚNIOR, H. S.; KUHN, R.; RIBEIRO, S. D. D. Educação Física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão: Editora da UFS, 2009. V. 3, p. 231-246.
CORREIA, W. R. Educação Física escolar: avaliando os saberes escolares. In: BOHME, M. T. S. Avaliação do desempenho em Educação Física e Esporte. São Paulo: Editora Manole, 2018.
DINIZ, J.; AMARAL, S. C. F. A Avaliação na Educação Física Escolar: Uma Comparação entre as Escolas Tradicional e Ciclada. Movimento, v. 15, n. 01, p. 241-258, 2009.
FERNANDES, S.; GREENVILE, R. Avaliação da aprendizagem na educação física escolar. Motrivivência, Ano XIX, n° 28, p. 120-138, 2007.
FROSSARD, M. L. et al. Avaliação em educação física escolar: trajetória da produção acadêmica em periódicos (1932-2014). In: SANTOS, W. Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
FROSSARD, M. L. et al Exercício da docência na formação inicial: implicações para as práticas avaliativas em Educação Física. In: SANTOS, W. Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
FROSSARD, M. L. et al. Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física em sete universidades federais brasileiras. In: SANTOS, W. Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
HAYDT, M. R. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática: 1992.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 34. ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.
LLEIXA, T.; TORRALBA, M.A.; ABRAHÃO, S.R. Evaluación de competencias en Educación Física: Investigación-acción para el diseño de procedimientos de evaluación em la Etapa Primaria. Movimento, v. 16, n. 04, p. 33-51, 2010.
LUCKESI. C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 20. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
_______. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.
MELO, L. F. et al. Produção de conhecimento em prática avaliativa do professor de educação física escolar: análise das escolhas metodológicas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 01-294, jan./mar. 2014.
MOURA, D. L.; ANTUNES, M. M. Aprendizagem técnica, avaliação e educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 835-848, jul./set. 2014.
MOURA, D. L. Cultura e Educação Física Escolar: da teoria à prática. São Paulo: Phorte, 2012.
NOVAES, R. C.; FERREIRA, M. S.; MELLO, J. G. As dimensões da avaliação na educação física escolar: uma análise da produção do conhecimento. Motrivivência, v. 26, n. 42, p. 146-160, 2014.
RAMALHO, M. H. S., et al. Avaliação na educação física escolar: uma análise a partir do modelo de inteligência motora. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 821-1113, 2012.
SACRISTÁN, J. G. A avaliação no ensino. In: SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 295-351.
SAMPAIO, R. F; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n.1, p. 83-89, 2007.
SANTOS, R. G.; SOUZA, A. L.; BARBOSA, F. N. M. Estágio supervisionado I: o desafio da avaliação nas aulas de educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 320-618, abr./jun. 2013.
SANTOS, W. dos. et al. Avaliação do Ensino e da aprendizagem na formação inicial de professores: o que dizem os periódicos da Educação? In: SANTOS, W. Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
SANTOS, W. dos. et al. Avaliação em Educação Física Escolar: trajetória da produção acadêmica em periódicos (1932-2014). Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 09-22, jan./mar. 2018.
SANTOS, W. dos. et al. Avaliação na educação física escolar: reconhecendo a especificidade de um componente curricular. Movimento, v. 21, n. 1, p. 205-2018, 2015.
SANTOS, W. dos. et al. Ensino da Avaliação Educacional na formação de professores de Educação Física. In: SANTOS, W. Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
SANTOS, W. dos; MAXIMIANO, F. L. Avaliação na educação física escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 35, n. 4, p. 883-896, 2013.
SANTOS, W. dos; MAXIMIANO, F. L. Memórias discentes em Educação Física na educação básica: práticas avaliativas. Movimento, v. 19, n. 02, p. 79-101, 2013.
STIEG, R. et al. Avaliação na formação inicial em Educação Física: práticas de leituras e apropriações discentes. Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
STIEG, R. et al. Formação inicial e avaliação educacional: uma análise das bibliografias da Educação Física. In: SANTOS, W. Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
STIEG, R. et al. Formação inicial em Educação Física e avaliação: contribuições das bibliografias da Educação. In: SANTOS, W. Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VIANNA, H. M. Avaliação educacional e o avaliador. São Paulo: IBRASA, 2000.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).