AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Palavras-chave: Educação Física. Avaliação da Aprendizagem. Escola.

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as ênfases, especificidades e possíveis lacunas existentes sobre a avaliação da aprendizagem em Educação Física Escolar nas produções acadêmicas da área. Optou-se como orientação metodológica a revisão sistemática, no arco temporal de 2007 a 2017, as buscas dos artigos foram feitas em bases de dados e periódicos. Foram encontrados onze estudos, analisados seguindo os passos sugeridos por Sampaio e Mancini (2007). Por meio da análise dos dados podemos concluir que a produção acadêmica aponta para a necessidade de considerar a especificidade da Educação Física ao avaliar, ter cuidado ao utilizar critérios relacionados a comportamento e atitude, superar o modelo tradicional de avaliação, e evidenciam a necessidade de mais pesquisas sobre o tema.

 

 

Biografia do Autor

Gleiciane da Silva Lacerda, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (PPGEF) - Linha de pesquisa Aspectos pedagógicos e Socioculturais da Educação Física. Possui pós-graduação Lato Sensu em Treinamento Desportivo pela Universidade Cândido Mendes. Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia UNEB/DCH - Campus IV. Professora de Educação Física da rede estadual de Pernambuco. Professora da Faculdade de Educação Superior de Pernambuco, atua nos cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia. 

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atua no curso de Licenciatura em Educação Física e nos cursos de Mestrado em Educação Física.

Leonardo Gasques Trevisan Costa, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutor em Atividade Física Adaptada, Universidade Federal do Vale do São Francisco. Mestre em Educação Física na área de Atividade Física Adaptada - UNICAMP (2011).  Professor adjunto em regime de dedicação exclusiva na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), lotado no colegiado de Educação Física, atuando nas disciplinas Educação Física Adaptada e Estágio Curricular Obrigatório.

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos