SEDUÇÃO TAL QUAL O CANTO DA SEREIA: PROCEDIMENTOS LITERÁRIOS E ESTILÍSTICOS NA OBRA POP-UP A PEQUENA SEREIA (2013), DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN E ROBERT SABUDA

Palavras-chave: Literatura infantil. Literatura juvenil. Ilustração. Pop-up.

Resumo

O trabalho ora apreciado apresenta a análise da obra pop-up A pequena Sereia (1837), de Hans Christian Andersen, adaptada por Robert Sabuda (2013). Objetiva-se, através de análises descritivas e qualitativas da narrativa, indagar se texto, imagem e elementos pop-ups são acionados para evidenciar a fruição estético-literária da obra ou dão voz a uma produção prática, didático-moralizante. O estudo se justifica ao observar a pertinência da literatura que é oferecida a crianças e adolescentes, influindo diretamente na formação leitora destes indivíduos, apresentada em um formato editorial pouquíssimo explorado em estudos acadêmicos e que fomenta novos protocolos de leitura. Através de aportes teóricos selecionados dos campos epistemológicos da literatura, ilustração e estudos sobre as técnicas pop-up principalmente de Candido (2004), Azevedo (2001) e instituto Smithsonian (2011), respectivamente, consideramos que a obra promove a relação entre os códigos verbais, imagéticos e ainda os recursos pop-ups, evidenciando uma construção estilística do enredo.

Biografia do Autor

Lucas Silvério Martins, Universidade Federal de Goiás

É graduado em Letras - Português pela Universidade Federal de Goiás (2019). Mestrando em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás (em transição para Universidade Federal de Catalão), com projeto de mestrado na linha de literatura, memória e identidade. É autor de capítulos de livro e artigos publicados em periódicos especializados. Durante as pesquisas em literatura, quando aluno de Iniciação Científica, ganhou, por duas vezes, menção honrosa por excelência em pesquisa pela Universidade Federal de Goiás (2017 e 2019). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura infantil e juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: livros pop-up, ilustração, memória, identidade e literatura infantil e juvenil.

Silvana Augusta Barbosa Carrijo, Universidade Federal de Goiás

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão (1995), Mestrado em Letras e Lingüística (2003), Doutorado em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2009), sob orientação da Profa. Dra. Maria Zaira Turchi e Pós-Doutorado na UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis (2014), sob supervisão do Prof. João Luís Ceccantini. Como parte das atividades de doutoramento, realizou Estágio de Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris-Fr, sob supervisão do Prof. Jacques Leenhardt. Como parte das atividades de pós-doutoramento, realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Santiago de Compostela-ES, sob supervisão da Profa. Dra. Blanca-Ana Roig Rechou. É Professora Associada II da Universidade Federal de Goiás - Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística - Regional Catalão, atuando nos cursos de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Mestrado e Doutorado). Coordenou, de março de 2018 a abril de 2019, a Editora Letras do Cerrado (Regional Catalão-UFG). Integra, na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL), o GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. É membro pesquisadora dos Grupos de Pesquisas cadastrados no CNPq, Leitura e Literatura na Escola (UNESP/Assis) e A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas (UERJ). É membro pesquisadora da RELER - Rede de Estudos Avançados em Leitura, do IILER - Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC - RIO - Cátedra Unesco de Leitura. É membro colaboradora externa do Grupo Liter 21 - Literatura Gallega. Literatura Infantil Y Juvenil. Investigaciones literarias, artísticas, interculturales y educativas (Universidade de Santiago de Compostela-ES). É autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais especializados. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil; literatura juvenil; imaginário, ficção, memória, literatura de autoria feminina, gênero (gender).

Referências

ANDERSEN, Hans Christian. A pequena sereia. Adaptação de Robert Sabuda. Tradução de Laura Schichvarger. São Paulo: Publifolhinha, 2013.

ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira. 3. ed. São Paulo: Unesp, 2011.

AZEVEDO, Ricardo. A literatura, o chamado “universo infantil” e a vida mesmo. 2001. Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2019.

______. Livros para crianças e literatura infantil: convergência e dissonâncias. 1999. Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2019.

______. Texto e imagem: diálogos e linguagens dentro do livro. Campinas: Mercado das Letras, 1998. Disponível em: . Acesso em: 06 de nov. 2019.

BIZETTO, Cristina. As cores na ilustração do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (org). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DLC, 2008. p. 75-92.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In.:______. Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas cidades. 2004. p. 169 - 191.

______. Sílvia Pélica na Liberdade. Diário de S. Paulo, 20 fev. 1947. In: LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Um Brasil para crianças. Para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias, autores e textos. 4. ed. São Paulo: Global, 1993, p. 329- 333.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: símbolos, mitos, arquétipos. 4.ed. São Paulo: Paulinas, 2012.

GONZÁLEZ, Isabel Mociño. Livro-objeto: universo de leituras plurissignificativas. Conferência de abertura do 8º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil: (R)ex(s)istências literárias na contemporaneidade. Florianópolis-SC, 2019.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010. Tradução de Cid Knipel.

SCHUSTER, Luciana. O diálogo entre ilustração e palavra: Tato recria Bruegel. In: SILVA, Vera Maria Tietzmann (Org.). Ora fada, ora bruxa: estudos sobre Sylvia Orthof. Goiânia: Cânone Editorial, 2006. p. 69-75.
SMITHSONIAN Institution Libraries (Org.). Paper Engineering: Fold, Pull, Pop & Turn. 2011. Disponível em: . Acesso em: 07 abr. 2019.

TABERNERO-SALA, Rosa. O leitor no espaço do livro. In.: PRADES, Dolores (Ed.). Caderno Emília N. 1. 2018. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2019. p. 109 - 120.

RIBEIRO, Marcelo. A relação entre o texto e a imagem. In: OLIVEIRA, Ieda de (org). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DLC, 2008. p.123-140.
Publicado
2021-01-21