A CONTRADIÇÃO INDIVÍDUO/GENERICIDADE E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM DEBATE SOBRE A (IM)POSSIBILIDADE DO ENSINO REMOTO NA REALIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS DA AMAZÔNIA PARAENSE

Palavras-chave: Pandemia de Covid-19. Contradição Indivíduo/genericidade. Ensino Remoto. Pescadores Artesanais.

Resumo

À luz da contradição indivíduo/genericidade, o texto problematiza a adoção de ensino remoto como alternativa de escolarização de setores sociais menos favorecidos durante a pandemia de Covid-19 e a consequente suspensão das atividades escolares presenciais. O caso empírico de análise é a realidade de uma população de pescadores artesanais da Amazônia paraense. Metodologicamente fez-se uso de revisão de literatura, pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. As análises foram feitas pelo viés da análise de conteúdo sob a perspectiva do Materialismo Histórico Dialético, buscando-se ascender do concreto-aparente ao concreto-pensado. Concluiu-se que a dificuldade/impossibilidade de acesso dos pescadores artesanias aos recursos tecnológicos requeridos para o ensino remoto torna ineficaz a adoção dessa modalidade de ensino-aprendizagem na realidade dessa população e de setores sociais em situação semelhante.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Gaia Correa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará UFPA). Professor contratado da Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Castanhal. 

Doriedson do Socorro Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

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Publicado
2022-03-09