A CONTRADIÇÃO INDIVÍDUO/GENERICIDADE E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM DEBATE SOBRE A (IM)POSSIBILIDADE DO ENSINO REMOTO NA REALIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS DA AMAZÔNIA PARAENSE
Resumo
À luz da contradição indivíduo/genericidade, o texto problematiza a adoção de ensino remoto como alternativa de escolarização de setores sociais menos favorecidos durante a pandemia de Covid-19 e a consequente suspensão das atividades escolares presenciais. O caso empírico de análise é a realidade de uma população de pescadores artesanais da Amazônia paraense. Metodologicamente fez-se uso de revisão de literatura, pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. As análises foram feitas pelo viés da análise de conteúdo sob a perspectiva do Materialismo Histórico Dialético, buscando-se ascender do concreto-aparente ao concreto-pensado. Concluiu-se que a dificuldade/impossibilidade de acesso dos pescadores artesanias aos recursos tecnológicos requeridos para o ensino remoto torna ineficaz a adoção dessa modalidade de ensino-aprendizagem na realidade dessa população e de setores sociais em situação semelhante.
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