ANIMAIS ESTEREOTIPADOS EM CONTOS INFANTIS: CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS ACERCA DOS PERSONAGENS LOBO E PORCO PRESENTES NO CONTO DOS TRÊS PORQUINHOS
Resumo
A pesquisa investigou as representações sobre os personagens lobo e os três porquinhos no conto de literatura “Os três porquinhos”, e se estas imagens interferem na visão das crianças em relação aos animais da fauna brasileira. O estudo, de caráter qualitativo, envolveu alunos de anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas, que responderam questões relacionadas aos personagens da história, usando quatro imagens para identificar o reconhecimento e as concepções sobre estes animais, pelas crianças. Realizou-se ainda a contação de história pelos alunos, seguida de roda de conversa. Os resultados demonstraram que as crianças apresentam concepções relacionadas aos personagens lobo e três porquinhos, influenciadas pelos contos. O personagem lobo foi lembrado como vilão e os porquinhos como animais bons e dóceis. A maioria das crianças mostrou não fazer distinção entre o mundo fictício e o mundo real, e acabam caracterizando todos os lobos como vilões. Já, em relação ao cateto, o identificaram também como um animal que não oferece perigo, já que os três porquinhos não o fazem. Reconheceram para todos, que o hábitat é a mata.
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