RESSIGNIFICANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: POTENCIALIDADES DO GOOGLE CLASSROOM E DO GOOGLE MEET

Palavras-chave: Aplicativos Educacionais; Educação; Ensino Remoto Emergencial; Pandemia; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Resumo

O presente artigo constitui-se na materialização de uma pesquisa que tomou por objeto de estudo o Google Classroom e o Google Meet e foi guiado pela pergunta: quais as potencialidades do Google Classroom e do Google Meet ao serem utilizados no Ensino Remoto Emergencial (ERE)? A investigação foi desenvolvida segundo os pressupostos da pesquisa qualitativa e do estudo descritivo, mediante o objetivo de compreender as potencialidades dos aplicativos Google Classroom e Google Meet no ERE como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem do 8º ano de uma escola privada de Aracaju, SE. Quanto aos instrumentos para produção dos dados, adotamos o questionário semiestruturado tendo como participantes uma professora e quarenta e três estudantes que utilizam os referidos aplicativos no ERE. A análise dos dados foi feita na perspectiva da técnica de análise de conteúdo.  Como resultados, compreendemos que os participantes desta pesquisa utilizaram o Google Classroom e o Google Meet para assegurar a continuidade do ano letivo de 2020 e que os aplicativos possibilitaram o trabalho dos professores e dos alunos no ERE. A pesquisa mostrou ainda que as tecnologias digitais, quando inseridos em estratégias pedagógicas, podem tornaram os estudantes mais autônomos, além de reduzirem as barreiras do distanciamento social.

Biografia do Autor

Rosana Maria Santos Torres Marcondes, Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Professora da Educação Básica e Superior e Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS). 

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Departamento de Educação e no PPGED. Líder do Núcleo de Pesquisa NUCA/UFS.

Ivonaldo Pereira de Lima, Universidade Federal de Sergipe/Doutorando

Doutorando em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Mestre em Educação pelo PPGED-UFS. Professor da Rede Pública do Estado de Alagoas. Pesquisador vinculado ao NUCA/UFS.

Referências

ALECRIM, Emerson. Google Classroom, ambiente online para alunos e professores, é lançado globalmente. Tecnoblog Disponível em: Acesso em 26 de març. de 2020.

ASSMANN, Hugo. Metáforas novas para reencantar a Educação. 2ª ed. Piracicaba: Editora Unimep, 1998.

BACICH, Lilian.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; SILVA, Bento Duarte; ALMEIDA, Leandro da Silva. Avaliação das competências docentes para utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação. Currículo sem Fronteiras, v.12, n. 3, p. 83-96. Set/Dez 2012.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3 ed. São Paulo: 34, 2011.

MARCONDES, Rosana Maria Santos Torres; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza. TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS NA PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO DE REDAÇÃO. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 6, p. 207-220, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2314. Acesso em: 22 de maio de 2020.

MARTINS, Patrícia de Souza. A aplicação de um ambiente virtual de aprendizagem no contexto do nível médio de ensino: A plataforma e-proinfo em uso. Disponível em: Acesso em 26 de mar. de 2020.

MASETTO, Marcos; MORAN, José; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. Colaboradores José Augusto de Souza Peres (et. al.). -3. ed. -14. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.
Publicado
2022-03-08