“LEVANTANDO A LEBRE” DA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES: APRENDIZAGENS DA CAMPANHA #APRENDERPARAPREVENIR

Palavras-chave: Educação em Redução de Riscos de Desastres. Educação ambiental. Campanha. Prevenção de desastres.

Resumo

Campanhas são estratégias adotadas na promoção da cultura de prevenção de desastres socioambientais e no enfrentamento das mudanças climáticas. A Campanha #AprenderParaPrevenir propõe um diálogo na construção de conhecimentos e práticas de Educação em Redução de Riscos de Desastres (ERRD). Este artigo compartilha as principais aprendizagens decorrentes do desenvolvimento da campanha e os desafios no avanço da ERRD no país. Este estudo foi realizado sob uma perspectiva exploratória e descritiva. As três aprendizagens foram identificadas de maneira reflexiva e processual: 1) inclusão da ERRD em novos espaços de diálogos por meio do estabelecimento de parcerias; 2) geração de comunidades de aprendizagem em ERRD com a inclusão dos atores sociais atuantes em Redução de Riscos de Desastres (RRD); e 3) criação de espaços e de processos educativos na construção de conceitos de RRD. Por tratar-se de uma agenda emergente e emergencial no país, os desafios da campanha continuam para aumentar a participação em uma escala nacional e aprofundar os conhecimentos em ERRD.

Biografia do Autor

Patricia Mie Matsuo, Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. 

Carla Gracioto Panzeri, Cemaden/MCTI

Doutora em Ensino e História de Ciências da Terra, pesquisadora bolsista no Programa Cemaden Educação/Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden/MCTI). 

Rachel Trajber, Cemaden/MCTI

Doutora em Antropologia e Linguística, pesquisadora bolsista no Programa Cemaden Educação/Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden/MCTI). 

Débora Olivato, Cemaden/MCTI

Doutora em Geografia, pesquisadora bolsista no Programa Cemaden Educação/Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden/MCTI). 

Maria Francisca Azeredo Velloso, Cemaden/MCTI

Doutora em Ciência do Sistema Terrestre, pesquisadora bolsista no Programa Cemaden Educação/Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden/MCTI). 

Victor Marchezini, Cemaden/MCTI

Doutor em Sociologia, pesquisador no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden/MCTI). 

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Publicado
2021-08-26
Seção
ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO