DESIGN DE MICROLEARNING PARA O WHATSAPP VISANDO AO ALCANCE DE MACRO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PANDEMIA
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência orientada ao design educacional com atividades interativas em um curso sobre Pensamento Computacional na formação de professores ministrado durante a pandemia. O WhatsApp foi utilizado nessa experiência didática exclusivamente como plataforma educacional. Seu objetivo foi ampliar os referenciais do conteúdo pedagógico dos professores, além de acompanhar formas de comunicação interativa entre mediadoras e participantes, organizados em diferentes grupos de trabalho. O design do curso envolveu micro postagens em diferentes linguagens e formatos digitais, além de ações síncronas e assíncronas para a comunicação visando à construção colaborativa da aprendizagem. Os resultados apontam que pequenas partes de conteúdo se tornam significativas para os participantes, na medida em que se associam a um propósito claro de aprendizagem. Como por exemplo: a uma atividade coletiva ou um desafio a ser resolvido. Dessa forma, em ações objetivas de aprendizagem, o microlearning pode desencadear aprendizagem mais colaborativa, engajadora e dinâmica, o que leva ao que denominamos de macro aprendizagem.
Referências
ANDRÉ, M. E. D. (org). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2017.
CORRÊA, D.M.; CASTRO, L. P. S.(Org.). Cartilha do docente para atividades pedagógicas não presenciais [recurso eletrônico]. Florianópolis : SEAD/UFSC, 2020.
FILATRO, A ; CAVALCANTI, C.C.. Metodologias Inov-ativas- na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Editora Saraiva, 2018.
GARCIA, M.S.S. Mobilidade tecnológica e Planejamento Didático. E-book. São Paulo: Editora Senac, 2017.
MARCON, K.; CARVALHO, M. J. S. Formação de professores na cultura digital. In Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Daniel Mill (org). Campinas: Editora Papirus, 2018.
ORD, J. John Dewey and Experiential Learning: Developing the theory of youth work. In Youth & Policy No. 108 March, 2012.
SILVA, A.R.L; SPANHOL, F.J. Design educacional para a gestão de midias do conhecimento. Jundiaí: Editora Paco, 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).