DESIGN DE MICROLEARNING PARA O WHATSAPP VISANDO AO ALCANCE DE MACRO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PANDEMIA

Palavras-chave: Design Educacional. Formação de Professores. Pensamento Computacional. WhatsApp na Educação. Microlearning.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência orientada ao design educacional com atividades interativas em um curso sobre Pensamento Computacional na formação de professores ministrado durante a pandemia. O WhatsApp foi utilizado nessa experiência didática exclusivamente como plataforma educacional. Seu objetivo foi ampliar os referenciais do conteúdo pedagógico dos professores, além de acompanhar formas de comunicação interativa entre mediadoras e participantes, organizados em diferentes grupos de trabalho. O design do curso envolveu micro postagens em diferentes linguagens e formatos digitais, além de ações síncronas e assíncronas para a comunicação visando à construção colaborativa da aprendizagem. Os resultados apontam que pequenas partes de conteúdo se tornam significativas para os participantes, na medida em que se associam a um propósito claro de aprendizagem. Como por exemplo: a uma atividade coletiva ou um desafio a ser resolvido. Dessa forma, em ações objetivas de aprendizagem, o microlearning pode desencadear aprendizagem mais colaborativa, engajadora e dinâmica, o que leva ao que denominamos de macro aprendizagem.

Biografia do Autor

Marilene Santana dos Santos Garcia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC/SP

Pós-doutorado pela PUC-SP- em tecnologias da inteligência e design digital –TIDD, doutorado em letras pela FFLCH- USP, mestrado em linguística pela UNICAMP. professora de lato-sensu PUC-SP: Curso de especialização em tecnologias digitais da informação e comunicação na educação; pesquisadora visitante da Logos University-EUA. 

Renata Maria Silva Costa, Centro Universitário Braz Cubas - Cruzeiro do Sul

Renata Costa é Mestre em Design e Expressão Gráfica (UFSC); especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas a Educação (PUC) e Formação de Professores para o Ensino Superior (UNINOVE); graduada em Matemática Aplicada a Informática (FEPI) e graduanda em Licenciatura em Artes Visuais (UNINTER). Atua há quase 24 (vinte e quatro) anos nas áreas educacional e de tecnologia. Atualmente, é coordenadora e professora dos cursos de TI do Centro Universitário Braz Cubas, uma das instituições do Grupo Cruzeiro do Sul, professora convidada de Tecnologias Educacionais da PUC Campinas e consultora de educação a distância.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. (org). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2017.

CORRÊA, D.M.; CASTRO, L. P. S.(Org.). Cartilha do docente para atividades pedagógicas não presenciais [recurso eletrônico]. Florianópolis : SEAD/UFSC, 2020.

FILATRO, A ; CAVALCANTI, C.C.. Metodologias Inov-ativas- na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Editora Saraiva, 2018.

GARCIA, M.S.S. Mobilidade tecnológica e Planejamento Didático. E-book. São Paulo: Editora Senac, 2017.

MARCON, K.; CARVALHO, M. J. S. Formação de professores na cultura digital. In Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Daniel Mill (org). Campinas: Editora Papirus, 2018.

ORD, J. John Dewey and Experiential Learning: Developing the theory of youth work. In Youth & Policy No. 108 March, 2012.

SILVA, A.R.L; SPANHOL, F.J. Design educacional para a gestão de midias do conhecimento. Jundiaí: Editora Paco, 2018.

Publicado
2021-10-18